Em Caruaru, socioeducandos produzem mantas térmicas durante oficinas na Funase

Em Caruaru, socioeducandos produzem mantas térmicas durante oficinas na Funase

17 de agosto de 2021 0 Por blogem

O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está promovendo uma nova oficina que alia o aprendizado de cunho profissionalizante à solidariedade. Trata-se da produção de mantas artesanais para distribuição a pessoas em situação de rua. O material é confeccionado por socioeducandos com orientação de funcionários da unidade, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

A produção é feita por meio da reutilização de caixas de leite e suco, cuja parte interna tem revestimento térmico. O material passa por um processo de colagem e personalização com tecidos. Depois, é feita a secagem dos produtos artesanais e a colagem de laços de fita adesiva. Nessa fase inicial, foram produzidas oito mantas a partir do uso de 18 caixas para cada produto. A expectativa é de que, mediante os bons resultados e a participação efetiva de funcionários e socioeducandos, a produção possa aumentar.

A coordenadora técnica do Case Caruaru, Ana Paula Ferreira, reforça que o próximo passo é estabelecer uma programação de entrega dessas mantas térmicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Os jovens ficaram muito entusiasmados com essa ideia de poder estar contribuindo com pessoas em situação de rua. Eles estão bem empenhados, se disponibilizaram para entregar os materiais e se mostram cada vez mais determinados naquilo que estão produzindo”, ressaltou.