Estudo ratifica o predomínio da Variante P.1 em Pernambuco

Estudo ratifica o predomínio da Variante P.1 em Pernambuco

6 de julho de 2021 0 Por blogem

Um novo sequenciamento genético de amostras biológicas de pacientes acometidos pela Covid-19  ratificou o predomínio da circulação da cepa Gama (variante P.1) em Pernambuco. De acordo com a análise, feita no Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) e divulgada pelo secretário André Longo na tarde desta terça-feira (06/07), 100% das 32 amostras analisadas apresentaram essa cepa. Os pacientes, que adoeceram pela Covid-19 em maio, eram de municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata, Agreste e Sertão.

“Essa nova análise reforça a predominância da variante P.1 em Pernambuco. Continuamos empenhados no sequenciamento de novas amostras para investigar o padrão de ocorrência em Pernambuco e para verificar se há novos achados. Mas lembro que, independente da cepa, os cuidados continuam os mesmos. É a partir da adesão das medidas de higiene e segurança que evitamos a circulação do vírus e até mesmo o surgimento de novas cepas”, informou o secretário André Longo. 

NAVIO – A equipe de vigilância em saúde da SES-PE está monitoramento os casos de Covid-19 relacionados ao navio Shoveler, que vinha da Suécia e se destinava ao Porto de Paranaguá, no Paraná. Contudo, devido à suspeita da Covid-19, foi necessário atracar no Porto do Recife no último dia 30 de junho, a partir de autorização dada pela Anvisa. Ao todo, 19 tripulantes, de origem filipina, estavam no cargueiro. Desde a primeira suspeita, totalizam 9 pacientes positivos para o novo coronavírus. Das coletas realizadas, 3 atenderam aos requisitos para sequenciamento genético, trabalho que está sendo realizado para avaliar a cepa responsável pelas ocorrências.

O primeiro paciente foi admitido em unidade privada em 1º/07, quando foi realizada a coleta do material biológico. No dia seguinte, todos os demais tripulantes também foram testados, resultando em mais 8 casos positivos, com mais 2 internações posteriores. Ou seja, 3 estão internados e os demais em isolamento no navio e sendo monitorados, assim como os casos negativos. “Também estamos acompanhando todos os profissionais de assistência que tiveram contato próximo com os casos internados. Até o momento, 27 amostras destes trabalhadores foram coletadas com o mesmo objetivo. Todos os profissionais estão vacinados e sem sintomas”, informou o secretário André Longo na coletiva online.