
Doença da ‘urina preta’: conheça os principais sintomas e orientações gerais”
25 de fevereiro de 2021Atenção na hora de comprar o peixe da Semana Santa. Até esta quarta-feira, dia 24/02, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do Recife, notificou a investigação de cinco casos de mialgia aguda, suspeitos para a doença de Haff, conhecida como “doença da urina preta”. Dos cinco casos, dois ocorreram após duas pessoas passarem mal ao terem ingerido peixe da espécie arabaiana. A doença de Haff é caracterizada pela presença de toxina biológica presente em pescados.
A Secretaria de Saúde está realizando a investigação epidemiológica de todos aqueles que consumiram o peixe. Além disso, orientou também a coleta do alimento para análises laboratoriais no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Mas lembre-se sempre de consumir pescados de procedência comprovada. É importante saber de onde vem o alimento que você está adquirindo.
Além disso, fique atento aos principais sintomas da Síndrome de Haff:
➡ Falta de ar;
➡ Dormência e perda de força corporal
➡ Urina cor de café
O que você deve fazer caso possua os sintomas:
▶ Busque uma unidade de saúde e procure saber se outras pessoas possam ter consumido o mesmo peixe ou crustáceo. É necessário hidratação rigorosa, sendo essa é a forma de eliminar a toxina do corpo.
Uma útil informação. Não negligencie. Siga as instruções da SES-PE