
PE registra 1.778 novos casos de Covid-19 e mais um caso da SIM-P em criança de 2 anos
29 de dezembro de 2020Além disso, o boletim registra um total de 186.681 pacientes recuperados da doença. Destes, 18.379 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 168.302 eram casos leves.
Também foram confirmados laboratorialmente 24 novos óbitos (13 masculinos e 11 femininos), registrados entre os dias 09 e 28 de dezembro. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Abreu e Lima (1), Afrânio (1), Araripina (1), Caruaru (1), Custódia (1), Garanhuns (1), Ibimirim (2), Jaboatão dos Guararapes (2), Manari (1), Olinda (2), Parnamirim (1), Passira (1), Paulista (3), Petrolina (1), Recife (1), Sertânia (1), Tabira (1), Tacaratu (1) e Trindade (1). Com isso, o Estado totaliza 9.612 mortes pela doença.
Os pacientes tinham idades entre 47 e 88 anos. As faixas etárias são: 40 a 49 (3), 50 a 59 (1), 60 a 69 (6), 70 a 79 (11) e 80 ou mais (3). Do total, 19 tinham doenças pré-existentes: diabetes (10), doença cardiovascular (9), hipertensão (4), doença renal (3), obesidade (2), doença hepática (1), imunossupressão (1), Parkinson (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais estão em investigação.
Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 24.142 casos foram confirmados e 43.461 descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Governo de Pernambuco foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar e afastar os profissionais da área da saúde com sintomas gripais.
Com este caso, Pernambuco soma 26 ocorrências da SIM-P. Dessas, 24 evoluíram para cura e alta hospitalar e 2 vieram a óbito. Do total, 25 tiveram resultado positivo para Covid-19 e 1 teve contato comprovado com pessoas confirmadas para o novo coronavírus. Dos casos registrados até o momento, 14 são do sexo masculino e 12 do feminino, com idades entre 1 e 14 anos.
Dos 26 casos, 24 são de Pernambuco – Recife (7, entre eles os 2 óbitos), Caruaru (2), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (3), Goiana (1), Sirinhaém (1), Joaquim Nabuco (1), Limoeiro (1), Timbaúba (1), Flores (1), Santa Cruz do Capibaribe (1), Vitória de Santo Antão (1), Serra Talhada (1), Paulista (1) e Petrolina (1) – e 2 de outros estados (Alagoas e Piauí), mas que procuraram atendimento médico no Estado.
A notificação da síndrome foi instituída no início de agosto e os serviços de saúde, além de atentos para ocorrência de casos novos, estão resgatando ocorrências desde o começo da pandemia.
NOVOS LEITOS – O governador Paulo Câmara esteve, nesta terça-feira (29.12), em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, onde entregou a reforma da Escola Municipal Padre Carlos Cottart, única em Tempo Integral dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° anos). No município, Paulo Câmara também anunciou a abertura de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional Emília Câmara (HREC) para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Com essa ampliação, prevista para a próxima semana, o HREC vai passar a contar com um total de 30 leitos exclusivos para Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), sendo 20 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria.
Ainda no mês de agosto, o Hospital Regional Emília Câmara, que já contava com 10 leitos de enfermaria dedicados aos pacientes com a doença, recebeu investimentos para a implementação dos primeiros 10 leitos de UTI da região. A UTI recebeu o nome de Otoniel Barbosa de Lima, em homenagem a um dos primeiros servidores do HREC, que prestou 35 anos de serviço e faleceu aos 100 anos, vítima da Covid-19.
O governador ainda anunciou a abertura de outros 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada. A partir da próxima semana, 10 vagas de enfermaria devem mudar de perfil para atenderem pacientes graves da Covid-19, que precisarem de internação hospitalar. Para isso, os leitos serão equipados com respiradores, oxímetros e monitores multiparamétricos. Com isso, a unidade vai passar a somar 50 leitos de UTI e 9 de enfermaria exclusivos para receberem pacientes com o novo coronavírus.
“O governador Paulo Câmara determinou que a gente aumentasse ainda mais a capacidade de atenção à saúde no interior do Estado. Dentro desse propósito, estamos aqui hoje anunciando a abertura de mais 10 leitos em Afogados e também autorizamos a abertura de outros 10 em Serra Talhada. Então, a Região fica com 80 leitos de terapia intensiva à disposição, contando os leitos em Serra Talhada, Afogados e Arcoverde. Dessa forma, complementamos a assistência à população com o quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, detalhou o secretário de Saúde, André Longo.
MÉDICOS INTENSIVISTAS – A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) inicia, nesta terça-feira (29/12), o período de inscrição da seleção pública simplificada para contratação de 60 médicos intensivistas. O objetivo é reforçar a rede de assistência à Covid-19 das I (sede Recife), IV (Caruaru) e V (Garanhuns) Gerências Regionais de Saúde (Geres). Os interessados têm até o dia 04/01/2021 para se inscrever pelo ead.saude.pe.gov.br. Do total de vagas, 44 são para profissionais com atuação com o público adulto e 16 com o pediátrico. O edital foi publicado no Diário Oficial (DOE) desta terça e também está disponível no portal.saude.pe.gov.br.
A seleção será realizada em etapa única, por meio de avaliação curricular, de caráter classificatório e eliminatório. A carga horária de trabalho semanal é de 24 horas em um único turno ou dividida em dois plantões de 12 horas. A remuneração é de R$ 9.886 e a contratação terá duração de até seis meses, podendo ser prorrogada por até dois anos.
O resultado preliminar do certame será divulgado no dia 08/01/2021. Já os recursos podem ser interpostos até as 23h59 do dia 11/01/2021. O resultado final sairá em 13/01/2021.
MAIS CHAMAMENTOS – Na última semana, o Governo de Pernambuco autorizou a convocação de 949 profissionais aprovados em seleção pública simplificada para qualificar a rede de assistência aos pacientes com quadros suspeitos ou confirmados da Covid-19, além do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE). As vagas são de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, biomédicos e técnicos de enfermagem, radiologia e farmácia. Os profissionais já estão sendo convocados para atuar em serviços da Região Metropolitana do Recife (RMR) – área de abrangência da I Gerência Regional de Saúde (Geres) – e também na II Geres (sede em Limoeiro), IV Geres (Caruaru), V Geres (Garanhuns) e VII Geres (Salgueiro).