
Mais de 115 mil pessoas recuperadas de Covid-19 em Pernambuco
8 de setembro de 2020Nesta terça-feira (8), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 170 novos casos da Covid-19, sendo 86% leves. Agora, Pernambuco tem 132.590 casos confirmados.
Mais de 115 mil pessoas conseguiram se recuperar da Covid-19 em Pernambuco após serem diagnosticadas com o novo coronavírus e apresentarem a forma grave ou leve da doença. Hoje (8), a SES-PE registrou 115.154 curas clínicas do total de 132.590 pacientes infectados, o que corresponde a 86,8% do total de pessoas confirmadas laboratorialmente com a doença.
O boletim da SES também aponta 20 novos óbitos, ocorridos desde o dia 15 de julho. Das mortes informadas hoje, 10 (50%) ocorreram no mês de setembro, sendo três ontem (7), quatro em 06/09, duas em 05/09 e uma em 04/09. Com isso, o Estado totaliza 7.741 mortes* causadas pela Covid-19.
Os indicadores de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de óbitos seguem em queda em Pernambuco. Segundo o secretário de Saúde do Estado, André Longo, na comparação de 15 dias, tivemos uma redução de 26,6% nos casos de Srag e de 36,8% dos óbitos. Lembrando que o comportamento da doença não é homogêneo no Estado.
Entenda a metodologia para definição dos casos.
Pernambuco contabiliza 16 casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) – quadro que acomete crianças e adolescentes – sendo temporalmente associada à Covid-19. Destes, 15 já evoluíram para a cura e alta hospitalar e um, infelizmente, para óbito.
A notificação dessa síndrome foi instituída no início deste mês de agosto e os serviços de saúde, além de casos novos, estão resgatando ocorrências desde o começo da pandemia.
A vacinação é uma das mais importantes aliadas da saúde e as estimativas apontam que, anualmente, evitam pelo menos 1,5 milhão de mortes de crianças. No SUS, são disponibilizadas vacinas que protegem as crianças menores de um ano contra mais de 20 doenças. No entanto, desde 2019 a cobertura vacinal está caindo no país e em Pernambuco e, devido ao Coronavírus, a situação tende a se agravar. Portanto, é sempre bom lembrar que os pais e responsáveis têm o dever de levar as crianças aos postos de vacinação, que estão abertos e adotando os cuidados necessários para proteger a saúde de todos.
O crédito do cartão alimentação escolar está liberado e já pode ser utilizado por todos os estudantes. O pagamento beneficia 330 mil famílias de alunos e alunas em maior situação de vulnerabilidade e que dependem da merenda fornecida nas escolas da rede estadual de ensino.
Está com sintomas gripais? O Atende em Casa faz marcação de testes para quem tiver sintomas da doença nos 143 municípios cadastrados.
Foto: HRA/Divulgação.