Pernambuco completa 5 meses de luta contra a Covid-19 com números da Pandemia em queda

Pernambuco completa 5 meses de luta contra a Covid-19 com números da Pandemia em queda

12 de agosto de 2020 0 Por blogem

Pernambuco completou, nesta quarta-feira (12/08), cinco meses da confirmação dos dois primeiros casos da Covid-19 no Estado. Desde o mês de maio, os principais indicadores da pandemia vêm registrando queda, queda esta que se acentuou nas últimas duas semanas. Números de casos, óbitos e demanda por leitos de UTI voltaram, na semana passada, aos patamares da primeira quinzena do mês de abril, quando a pandemia ainda não havia iniciado a fase de aceleração. Essas conquistas, que ocorrem dia após dia, são fruto de um somatório de ações de infraestrutura, fiscalização, assistência social, sanitização e mobilização social.

Por meio de iniciativas como a contratação de 7.935 profissionais de saúde, além do recrutamento de outros 1.869; o lançamento do aplicativo Atende em Casa, que permite agendamento de testagens de forma online para 9,4 milhões de pessoas em 178 municípios de Pernambuco, e a abertura de 1.976 leitos abertos, sendo 883 de UTI, o Governo do Estado segue trabalhando para que os números continuem caindo.

Entre as ações em destaque, está a ampliação da rede hospitalar. Um estudo do Conselho Federal de Medicina (CFM), que analisou o número de leitos nos estados e capitais brasileiras entre fevereiro e junho de 2020, coloca Pernambuco na segunda posição, atrás apenas de São Paulo. O Estado está na segunda posição em relação à proporção de leitos de UTI adulto para Covid-19 também segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com uma taxa de 1,3 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, fica atrás apenas do Espírito Santo, que registrou taxa de 1,5.