Barra de Guabiraba inundada após rompimento de Barragem em Sairé, três cidades em alerta e Rio Formoso tem deslizamento de barreiras

Barra de Guabiraba inundada após rompimento de Barragem em Sairé, três cidades em alerta e Rio Formoso tem deslizamento de barreiras

15 de junho de 2020 0 Por blogem

A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, por meio da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), informa que está acompanhando o rompimento da barragem Guilherme Pontes, localizada nas proximidades do Sítio Estivas, Zona Rural de Sairé-PE, agreste do Estado. O monitoramento é realizado com o apoio da Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco.

De acordo com a localização aproximada, pois a barragem particular não foi cadastrada pelo empreendedor, trata-se de uma barragem de terra com cerca de 8m de altura, 120m de comprimento e acumulação da ordem de 350mil metros cúbicos. O reservatório está construído em curso d’água afluente ao rio Sirinhaém. Dessa forma, é recomendado à população seguir as orientações da defesa civil de seu município.

Nas últimas 48horas, o município de Sairé registrou um volume acumulado de chuvas de 112mm, 100% volume total esperado para o mês de junho. A previsão do tempo para a região agreste para esta terça-feira (16) é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada.

Após o rompimento da barragem, a água invadiu o município de Barra de Guabiraba, e deixou as cidade de Cortês, Gameleira e Ribeirão, que estão localizados no fluxo do rio, em alerta.

DEFESA CIVIL – A Defesa Civil do Estado informa que vem acompanhando todos os municípios que foram atingidos com os maiores volumes de chuvas nas últimas 24 horas. Na central de atendimento, houve o registro de alagamentos em diversas cidades do Agreste e Zona da Mata, sendo que no município de Rio Formoso foram registrados 10 deslizamentos de barreiras e 8 famílias desalojadas, nos demais municípios, até o momento, não houve o registro de vítimas.

Na manhã desta terça-feira (16), as equipes técnicas visitarão os principais municípios atingidos com os Grupos de Apoio a Desastres, verificando a situação e orientando as Defesas Civis Municipais na atuação de recuperação e resposta aos danos causados pelas chuvas.

A Defesa Civil Estadual permanece em alerta 24 horas através da central pelos telefones 199 e 3181-2490.