Visitas virtuais em Pernambuco conectam mais de 700 detentos e suas famílias

Visitas virtuais em Pernambuco conectam mais de 700 detentos e suas famílias

25 de maio de 2020 0 Por blogem

Em pouco mais de uma semana, o número de visitas virtuais das famílias nos presídios de Pernambuco aumentou de 57 para 735 e as unidades prisionais, inicialmente oito, agora são 14 envolvidas. O projeto Visita Virtual da Família, que atende a uma resolução nacional, visa minimizar os impactos do distanciamento das famílias nesse período de pandemia. A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) suspendeu os encontros presenciais desde o dia 20 de março.

O contato acontece uma vez por semana, com a duração de até três minutos, numa sala reservada – onde fica o tablet ou o celular -, e sob supervisão. Os dias e horários são definidos de acordo com a rotina da unidade. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, afirma que a medida reforça as ações tomadas pelo Governo de Pernambuco para resguardar a saúde dos policiais penais, presos e seus familiares. “Ainda não há previsão para a liberação das visitas e vamos implantar a comunicação virtual em 100% das unidades prisionais, faremos o que for possível para aliviar essa ausência e distanciamento”.

Os smartphones e tablets foram entregues pela (Seres). A Gerência de Tecnologia da Informação da Seres é responsável pela instalação, coordenação e suporte das videochamadas. Por fim de semana, a Seres registra cerca de 25 mil visitas presenciais no sábado (encontro conjugal) e domingo (familiar) nas 23 unidades prisionais em todo o Estado.

PREVENÇÃO – Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Seres vem tomando diversas medidas de enfrentamento para evitar a disseminação da Covid-19 como higienização das sacolas e produtos levados pelos familiares aos presos, suspensão de visitas por tempo indeterminado em todas as unidades prisionais, confecção de máscaras nas unidades para uso interno, suspensão das saídas temporárias dos presos do regime semiaberto e uso obrigatório de máscaras, após a doação de mais de 60 mil unidades.