
Ferramentas ajudam empresas a migrar para o digital em meio à pandemia
25 de maio de 2020Empresa de marketing Le Fil, com 13 anos no mercado nacional, dá dicas de como micro e pequenos empresários podem explorar ferramentas para manter-se em atividade
A migração para o meio digital como forma de se adaptar às mudanças exigidas pela pandemia da Covid-19 é um dos desafios colocados para os micro e pequenos empresários brasileiros. E, em muitos casos, pode significar a continuidade do próprio negócio.
Mas mudar de uma hora para a outra para o digital não é tarefa fácil. Principalmente para os pequenos negócios, acostumados ao olho no olho com o cliente, ao atendimento direto e pessoal. A diretora de negócios da empresa de marketing Le Fil (www.lefi.com.br), Socorro Macedo, destaca que há várias ferramentas disponíveis e estratégias que podem ajudar.
“O desafio é grande, mas é possível amenizar os prejuízos, a depender do mercado. O atendimento online, utilizando ferramentas como o WhatsApp, o Instagram e outras redes sociais para se comunicar com os clientes, já é uma realidade para grande parte do mercado e agora, definitivamente, deve ser incorporado à rotina de todas as grandes, pequenas e médias empresas. É o caminho para manter as empresas em atividade neste momento tão duro da economia brasileira”, afirma Socorro.
Pioneira do segmento de marketing digital em Pernambuco e hoje voltada ao marketing centrado no cliente, a Le Fil desenvolve trabalho piloto no Recife, fornecendo mentoria a dez microempreendedores para orientar a melhor forma de se fazer presente no ambiente digital.
COMO MIGRAR PARA O DIGITAL
A diretora da Le Fil destaca algumas orientações válidas para todos que buscam migrar o seu negócio para o ambiente digital. Por exemplo, quem ainda não possui site deve criar a sua página, mesmo através de modelos e ferramentas já disponíveis na web ou por meio do Google Meu Negócio. Outra informação valiosa: empresários podem usar a versão business do WhatsApp, que oferece várias possibilidades de relacionamento com o cliente.
10 dicas para fazer o seu negócio obter sucesso online:
1 – Use o Whatsapp Business, que inclui mais recursos que o aplicativo para o usuário comum. Aproveite e acesse o WhatsApp Web, o aplicativo de mensagens instantâneas no computador.
2 – Entre as funcionalidades do WhatsApp Business, está a mensagem automática, para que o cliente não fique aguardando a resposta por muito tempo. O aplicativo, que hoje está presente em quase 100% dos aparelhos de celulares no Brasil, é uma das principais ferramentas de vendas atuais.
3 – A versão empresarial do app também oferece a parte de etiquetas do WhatsApp, que permite segmentar, separando quem está comprando ou já comprou. Uma boa prática é usar as etiquetas para organizar os contatos conforme o estágio de relacionamento com seu negócio. Isso ajuda a agrupar, por exemplo, os clientes mais fiéis.
4 – Outro ponto é fortalecer o relacionamento com o cliente, enviando promoções pelo WhatsApp ou redes sociais. Um exemplo: padarias podem enviar imagens do pão que está saindo do forno; ou ainda descontos especiais, no caso de mercadinhos. É importante ainda adequar a comunicação, para cada mídia, criando conteúdos específicos e enviando até 2 mensagens por semana para seus clientes
5 – Aprenda a usar as listas de transmissão. Elas permitem enviar a mensagem a várias pessoas ao mesmo tempo, mas lembre-se que elas precisam ter seu contato salvo na agenda. Então, antes, peça para seu cliente salvar o seu contato
6 – Use o Google Meu Negócio, a plataforma de geolocalização do Google, que ajuda a empresa a ser encontrada no entorno de um endereço. Se estou em casa e procuro por uma padaria, o Google Meu Negócio é um dos primeiros resultados que aparecem no buscador. É importante se cadastrar, atualizar as imagens, pedir que as pessoas façam avaliações, e lá você pode até construir um pequeno site para divulgar seu negócio, colocando fotos, descrição e link de telefone.
7 – No Instagram, invista em imagens e conteúdos que façam as pessoas procurarem o seu negócio. Na bio, pode ser colocado um link que consiga abrir diretamente para o número do WhatsApp no qual você está vendendo. Ou faça anúncios que direcionem para o WhatsApp. Quem tem e-commerce pode usar o Instagram Shopping, para vender diretamente.
8 – Oferecer delivery e drive-thru pode ser uma boa saída. Facilita a rotina do cliente, que não precisará contratar motoqueiro nem serviço de entregas para fazer os produtos comprados chegarem até ele.
9 – Adote o pagamento online para não exigir que as pessoas desçam dos apartamentos ou se dirijam até a porta de casa. A operadora do cartão pode oferecer link para pagamento direto, ou ofereça a transferência bancária.
10 – Caso haja erro no envio e seja necessária a troca do produto, facilite a troca ou, até mesmo, ofereça um crédito para próxima compra a depender do produto.
A LE FIL
Le Fil é uma empresa de marketing digital que utiliza estratégia de customer centric marketing. Há 13 anos atua no mercado de shoppings e já atendeu mais de 400 clientes em segmentos como: educação, varejo, saúde, e-commerce, alimentação, construção civil, energia, comunicação e governamental.