
HMV disponibiliza mais 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19
20 de maio de 2020Com o crescimento de casos de infecção pelo novo coronavírus, o Hospital Mestre Vitalino (HMV), localizado em Caruaru, disponibilizou nesta quarta (20), 10 leitos de UTI para tratamento da Covid-19. Este aumento foi realizado por meio de uma readequação e redistribuição dos leitos já existentes.
Tendo em vista que neste período há setores com menor demanda, a unidade redistribuiu os leitos e 10 deles ficaram disponíveis para auxiliar no enfrentamento da pandemia. “Junto com nossa direção médica e o gabinete de crise, desde o início do crescimento da doença no interior, estamos traçando medidas internas para melhor funcionamento da unidade. Na última semana estudamos a possibilidade de readequação do nosso quantitativo de leitos e conseguimos separar mais 10 deles para os pacientes com Covid-19”, explicou o diretor geral do HMV, Dr. Marcelo Cavalcanti.
As 10 vagas serão disponibilizadas na Central de Leitos, que é responsável pela regulação e encaminhamento dos pacientes. Com essa ação, o HMV totaliza 40 leitos de UTI para tratamento da Covid-19, lembrando que a unidade dispõe ainda de 25 leitos de enfermaria. Recentemente o HMV foi contemplado com um hospital de campanha que está em construção no pátio da unidade, neste espaço estarão disponíveis 104 leitos, sendo 76 de internação clínica, 26 de tratamento semi-intensivo e 02 de estabilização.

Visando minimizar os riscos de infecção pelo novo coronavírus, o Hospital Mestre Vitalino está adotando medidas de controle de acompanhantes. A ação visa reduzir a proliferação da doença e proteger pacientes, acompanhantes e colaboradores. Para isso, durante esta semana está sendo feito um trabalho educativo para informar os familiares sobre as novas determinações. Durante este momento da pandemia, apenas os pacientes da Clínica Pediátrica terão autorização para seguir com acompanhantes.
Como já divulgado anteriormente, as famílias receberão informações sobre o boletim de saúde, em dias alternados, de segunda a sexta, via call-center do HMV. “Neste momento, o Hospital Mestre Vitalino tem feito um trabalho preventivo para evitar o risco de contágio dentro da unidade. Iniciamos com a suspensão temporária das visitas e agora seguimos com um novo protocolo para acompanhantes. A ideia é proteger a todos e favorecer o combate a este inimigo invisível”, esclarece o Dr. Marco Túlio, diretor médico do HMV.
O Hospital Mestre Vitalino é referência para os atendimentos de pacientes infectados pelo novo coronavírus nas 4a e 5a regiões de saúde de Pernambuco. Até o momento a unidade já atendeu 72 pacientes com Covid-19, e segue elaborando medidas de prevenção e ampliando as ações de combate ao vírus.
