Dia da Mulher e poucas visitas às mulheres presas em Pernambuco

Dia da Mulher e poucas visitas às mulheres presas em Pernambuco

8 de março de 2020 0 Por blogem

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos divulgou o balanço de visitas nas unidades prisionais no último final de semana. Menos de 3% das presas recebem visitas de familiares ou companheiros.

Neste domingo (08 de Março) comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, através da Executiva de Ressocialização (Seres), informa o levantamento de visitas nas 23 unidades prisionais do Estado no último final de semana de (29 de fevereiro e 01 de março). Num comparativo entre presídios masculinos e femininos, o dado mostra o abandono da mulher presa por familiares e companheiros.
*No sábado (29/02), quando ocorreram as visitas conjugais, e no domingo (01/03), as familiares, foi registrado um total de 21.323 visitantes nas 23 unidades, sendo 578 (2,71%) nas colônias penais femininas de Abreu e Lima (CPFAL), do Recife (CPFR) – na Região Metropolitana – e de Buíque (CPFB), no Agreste pernambucano.* Pernambuco recolhe cerca de 33.100 detentos. “As mulheres, que muitas vezes ajudam seus companheiros na prática do crime, são abandonadas nos presídios femininos pelo próprio parceiro e pela família”, ressalta o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
O artigo 101 do Código Penitenciário de Pernambuco prevê nos estabelecimentos prisionais o contato da pessoa privada de liberdade com o meio exterior, em especial, com a família, indivíduos e entidades que possam contribuir para a sua reinserção social. As visitas íntimas são regulamentadas pelo artigo 105 do CPP a fim de manter os laços afetivos com companheiro ou companheira de sexos distintos ou iguais.
*ACESSO* – Os interessados em realizar visitas devem fazer o pré-cadastro no site da Seres (http://www.seres.pe.gov.br/visitantes/) e em seguida fornecer a foto e a biometria na unidade prisional para, então, receber o cartão magnético de visita. Tudo é feito pelo Sistema Integrado de Administração Prisional (SIAP). As visitas conjugais ocorrem aos sábados e as familiares aos domingos, ambas das 8h às 16h.