Câmara de Caruaru nomeia 23 novos servidores oriundos de concurso

Câmara de Caruaru nomeia 23 novos servidores oriundos de concurso

18 de setembro de 2019 Off Por blogem

A Câmara Municipal de Caruaru receberá 23 novos servidores oriundos do último concurso realizado em maio de 2015. Com validade prorrogada até 2019, o certame selecionou técnicos e analistas legislativos para trazer cada vez mais profissionalismo ao corpo funcional da Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

Os últimos aprovados foram nomeados na manhã desta quarta-feira (18) pelo presidente da Casa, o vereador Lula Tôrres (PSDB).

A Casa está preparando um evento de posse para receber os novos servidores no dia 18 de outubro de 2019.

NOTA

A mesa diretora da Câmara de Vereadores de Caruaru convocou para tomarem posse como servidores efetivos 23 aprovados em concurso público. As nomeações, publicadas no Diário Oficial nesta quarta-feira (18), ocorreram após fiscalização do procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), a pedido de uma comissão de aprovados.

Os aprovados aguardavam a nomeação no cargo de técnico legislativo desde 2015, quando o concurso, que ofereceu 40 vagas, foi finalizado. A validade do concurso acaba neste mês de setembro.

O MPCO acompanhava as nomeações desde março de 2018, após receber uma reclamação dos aprovados. Segundo os candidatos, a Câmara de Vereadores estaria usando comissionados e até estagiários para desempenhar as funções próprias dos concursados.

O MPCO, em ofício enviado aos vereadores, defendeu que os candidatos tinham direito à nomeação, segundo decisões do STF e STJ. Para Cristiano Pimentel, como a gestão declarou a necessidade de 40 vagas no edital do concurso, os candidatos teriam direito à nomeação até o final da validade do certame.

Com as nomeações anteriores já feitas, segundo o MPCO, a nova convocação atingiu as 40 vagas indicadas no edital, segundo o MPCO.

“É fundamental a profissionalização da gestão administrativa nas câmaras de vereadores. Os parlamentares tem todo o direito de terem comissionados em seus gabinetes, mas a parte administrativa da câmara deve ser conduzida por servidores permanentes, aprovados por concurso”, diz Cristiano Pimentel.

AGRADECIMENTO

A comissão de aprovados divulgou, por e-mail, um agradecimento ao MPCO.

“Os aprovados agradecem o trabalho e empenho do MPCO”.