Priscila Senna e Avine Vinny na festa de Emancipação Política de Agrestina

Priscila Senna e Avine Vinny na festa de Emancipação Política de Agrestina

6 de setembro de 2019 Off Por blogem

O município de Agrestina, localizado a 154 Km da capital pernambucana, comemora 91 anos de emancipação política na próxima quarta-feira, dia 11 de setembro, e preparou uma programação gratuita e aberta ao público para celebrar sua trajetória, que soma quase um século de história. Na programação, estão solenidades, desfile cívico e shows artísticos.

Um desfile cívico e encontro de bandas e fanfarras dão início às comemorações no próximo domingo (8), às 14h, na rua Cônego Júlio Cabral (centro). No dia 11, uma alvorada percorrerá as principais ruas do centro da cidade às 6h, celebrando a assinatura do Decreto 1931, que instituiu o município de Bebedouro. Às 8h será realizado o momento simbólico de hasteamento das bandeiras na sede do Poder Executivo, localizado na rua Capitão Manoel Matulino, (centro).

O tradicional desfile cívico do dia 11, que movimenta toda a cidade, percorrerá as principais avenidas da cidade a partir das 14h. A rua Cônego Júlio Cabral, local de parada para apresentação das escolas, contará com uma estrutura de palco e arquibancadas para acomodar o público presente. A noite, a partir das 21h, o município conta com a participação de todos nos shows artísticos de Priscila Senna ( a Musa do Calypso), e Avine Vinny, que serão realizados na Praça Padre Cícero, centro da cidade.

Como de costume, toda a estrutura será montada levando em consideração o grande público registrado nos anos anteriores. O evento contará com um palco principal, barraqueiros devidamente cadastrados, banheiros químicos, arquibancadas, cercas metálicas que organizam a passagem do desfile, além das presenças de policiais, bombeiros civis, vigilância em saúde e Conselho Tutelar.

O evento é uma realização da Prefeitura de Agrestina, através das Secretarias de Cultura e Turismo e Educação e Esportes.

HISTÓRIA – A história de Agrestina é composta de muitas curiosidades, sua própria nomenclatura faz referência à uma delas. Na segunda metade do século 19 o povoado chamava-se Bebedouro, e fora fundado por um homem de nome João Guilherme Pontes. Uma fonte de água existente no local emprestou o nome “Bebedouro” à localidade. Por volta de 1845 o bebedouro abastecia os sertanejos que por ali passavam em migração, fugindo de secas rigorosas.

Bebedouro acolheu grande parte das pessoas de toda a região, oferecendo água em abundância. A cidade, localizada no ponto mais central do agreste pernambucano, passou a se chamar Agrestina no dia 31 de dezembro de 1943. Atualmente, o município possui 24. 885 habitantes, segundo dados do IBGE e é administrado pelo prefeito Thiago Nunes (PDT). Os símbolos oficiais do município são o hino “Agrestina, meu universo”, o brasão e a bandeira.