Veja as novidades da 4ª Feira Nacional do Livro do Agreste em Caruaru

Veja as novidades da 4ª Feira Nacional do Livro do Agreste em Caruaru

21 de agosto de 2019 Off Por blogem

Uma das novidades desta edição é um espaço para escritores caruaruenses lançarem seus livros gratuitamente_

A prefeita Raquel Lyra lançou, nesta quarta-feira (21), a programação da quarta edição da Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste), que será realizada entre os dias 4 e 8 de setembro, no Espaço Cultural Tancredo Neves, em Caruaru. O anúncio aconteceu durante uma coletiva de imprensa que contou com a presença do presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Ricardo Leitão; do representante da Andelivros, Afonso Carvalho, do ex-governador João Lyra Neto, além dos secretários municipais e imprensa em geral.

Com o tema Palavra: do impresso ao digital, a feira literária contará com a participação de 50 editoras e distribuidoras de livros, num espaço de cinco mil metros quadrados. A 4ª Fenagreste homenageará o advogado e ex-ministro Fernando Lyra (in memoriam); e Sebastião Alves Cordeiro, o Mestre Sebá, nome reconhecido na cultura popular e no teatro de mamulengos.

Durante a coletiva, Raquel Lyra assegurou, por mais um ano, o bônus de R$ 300 para que professores e técnicos em educação adquiram livros da feira. “É um investimento de R$ 850 mil para que nossos educadores da rede pública municipal tenham condições de comprar livros, que servirão para aperfeiçoar o conhecimento deles e melhorar o desempenho nas salas de aulas”, destacou.

Outra novidade, destacada pela prefeita, é que os escritores caruaruenses terão a oportunidade de lançarem seus títulos gratuitamente em um espaço exclusivo da Prefeitura de Caruaru. “Nossa cidade tem uma representatividade expressiva no tocante a literatura nacional, portanto, durante a feira literária, que já é o maior evento do interior de Pernambuco, os nossos escritores terão espaço garantido para mostrarem os seus trabalhos”, anunciou Raquel.

Ricardo Leitão destacou o envolvimento da população de Caruaru com a Fenagreste, estimando uma expectativa de público de 20 mil pessoas por dia. “Estamos trazendo como tema principal da feira a evolução da palavra, do impresso ao digital. A programação proposta dialoga com essa temática trazendo questões como o letramento literário em ambiente digital e como vem se dando a alfabetização com o apoio dos meios digitais, entre outros aspectos”, ressaltou.

A programação é gratuita e incluirá palestras com autores de renome nacional, rodas de leituras, oficinas, workshops, capacitação para professores e lançamentos. As atrações artísticas ficarão por conta de nomes como Maestro Spok, que inclusive estará lançando seu primeiro livro de poesias; Maciel Melo e Josildo Sá.

Fotos: Arnaldo Félix