Irmandade Elekô realiza II Encontro das Mulheres de Terreiros de Caruaru

Irmandade Elekô realiza II Encontro das Mulheres de Terreiros de Caruaru

26 de julho de 2019 Off Por blogem

A Irmandade Elekô, realizou nesse dia 25 de julho, o II Encontro das Mulheres de Terreiros de Caruaru, que teve como tema desse ano, Axé, a Força que nos Une, trazendo para esse momento de reflexão, Ciani Sueli Das Neves, mulher de terreiro filha de Nanã, mestra em ciências jurídicas pela UFPB (Universidade Federal da Paraiba) e professora de direitos humanos e direito internacional público, doutoranda em Direito pela Unicap (Universidade Católica de Pernambuco).

A reflexão trazida pela mestra Ciane Sueli,fez uma breve demostração da conjutura política atual, de como essas mulheres estão inseridas nas lutas e resistências e no combate ao racismo religioso sofrido pelo povo de terreiro nas realizações dos seus ritos sagrados do Candomblé.

A prática cotidiana de ataques a terreiros por todo país, vem demostrando o quanto preconceituoso e racista ainda é o nosso povo. Racismo religioso é crime, e mesmo assim os preconceitos e ataques ao povo de religião de matriz africana tem se tornado uma prática corriqueira.
Estar na linha de frente a essa luta contra racismos, preconceitos e violências é também uma tarefa ardua para as mulheres, que na maioria desses ataques são ainda as maiores vítimas.

E é nesse sentido que a Irmandade Elekô, coletivo afro-religioso, vem contribuindo para o fortalecimento dos povos de terreiros a partir dos encontros realizados pelas mulheres, onde contam também com a participação dos homens que vem sendo parceiros para essa construção das mulheres, onde a elas é reconhecido todo o protagonismo, contribuindo dessa forma para a construção de uma sociedade livre de preconceitos bem como todas as formas de violências.

O Encontro além de inserir-se na programação do calendário da cidade para as comemorações nas vivências alusivas ao Dia 25 de julho, data esta de grande simbolismo para as Mulheres Negras, tem acima de tudo a importância da visibilidade para a religião de matriz africana no que se refere a participação das mulheres dentro da religião, principalmente na representatividade ancestral dessas mulheres em sua contrução de fé e devoção ao divino feminino. No encontro também foi oficializada a entrega do Título TERESA DE BENGUELA, a Mamento Dandaressu- Chris Mendes, título esse que será entregue a cada edição do encontro a uma mulher de terreiro por sua contribuição nas ações e lutas deste povo.

Do encontro realizado ontem por essas mulheres aguerridas, permance o ensinamento de suas ancestralidades, do respeito e devoção de um povo que continuará lutando pela melhoria de uma sociedade, para que seja justa e digna para todas e todos.