
II Encontro das Mulheres de Terreiros de Caruaru quinta (25)
22 de julho de 2019O II Encontro das Mulheres de Terreiros de Caruaru, promovido pela Irmandade Elekô, tem como tema para esse ano, Axé, a Força que nos Une.
O Encontro tem como objetivo inserir a programação do encontro no calendário da cidade para as comemorações nas vivências alusivas ao Dia 25 de julho, data esta de grande simbolismo para as Mulheres Negras. A data em 1992 com a realização do 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana e com a criação da Rede de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, foi definido como Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha.
Aqui no Brasil, desde 2014 este dia é celebrado como o Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, pois vivenciar o 25 de julho representa o reconhecimento e a valorização das lutas do Feminismo Negro que compreende o racismo como fenômeno estrutural de nossas sociedades que precisa ser enfrentado e combatido.
Nesse sentido, a Irmandade Elekô, coletivo afro-religioso, vem para contribuir com estas lutas, entre outras ações, por meio do nosso encontro anual, o qual é pensado e desenvolvido por mulheres de axé, negras e não negras, que buscam fomentar o debate em um espaço que aporte discussões e ações para contribuirmos com o processo de superação do racismo, da intolerância religiosa e das desigualdades de gênero.
O Encontro será realizado no dia 25 de julho de 2019, das 18:00 às 22:00
na Estação Ferroviária no Galpão Espaço Dandara.