Diocese promove Fórum de Cidadania em Caruaru

Diocese promove Fórum de Cidadania em Caruaru

18 de julho de 2019 Off Por blogem

A Diocese de Caruaru está engajada em contribuir para a formação cidadã e a promoção do engajamento social e político de cristãos e pessoas de boa vontade. Em 2018, foi promovido o Ano do Laicato. Também foi priorizada, pela Assembleia Diocesana, como uma das prioridades do triênio, a dimensão de “fé e política”.

Em 2019, após a Campanha da Fraternidade da CNBB ter focado a questão das políticas públicas, será a vez de promover o 1o. Fórum Diocesano “Fé e Cidadania”. O mesmo tem como objetivos:

(1) refletir sobre a Doutrina Social da Igreja;

(2) promover ações de protagonismo cidadão;

(3) identificar quais políticas públicas podem ajudar a reduzir desigualdades e garantir a paz social, necessários ao desenvolvimento humano e sustentável.

O Fórum contará com palestras sobre as diretrizes e linhas de ação propostas pela Doutrina Social da Igreja – conjuntos de documentos e ensinamentos pontifícios que há mais de 100 anos norteia a ação dos cristãos nos âmbitos civil, político, econômico e social. Com o Concílio Vaticano II (encerrado em 1964) a Igreja convidou todos os leigos para que se tornassem os promotores da renovação das práticas humanas, visando a construção de um mundo mais justo e fraterno, baseado nos princípios do Evangelho.

Também haverá diversos workshops temáticos e o comportilhamento de experiências entre os presentes.

O 1o. Fórum Diocesano “Fé e Cidadania” é voltado para políticos com mandatos eletivos, lideranças sociais, conselheiros e secretários municipais, agentes de pastorais, acadêmicos e todos os homens e mulheres de boa vontade interessados na temática. O mesmo acontece no domingo, 21 de julho, no Centro Pastoral. A programação tem início com a missa, às 08:00. E a conclusão dos trabalhos está prevista para as 13:00.