Prefeitura de Caruaru amplia convênio do Patronato Penitenciário

Prefeitura de Caruaru amplia convênio do Patronato Penitenciário

5 de julho de 2019 Off Por blogem

A iniciativa que completou um ano promove reintegração e renda para egressos do sistema prisional

Foi numa cerimônia sem muito protocolo, seguida de um café da manhã junino com trio de forró pé de serra, que nesta sexta-feira (05) foi assinado, o termo de aditamento do convênio da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), com o Patronato Penitenciário de Pernambuco, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado. O documento possibilitará a ampliação do programa no município para dezembro de 2020 (o prazo venceria em outubro de 2019) e o aumento do número de pessoas atendidas.

A princípio, o convênio atenderia 100 pessoas, com o aditamento, será possível beneficiar mais 50, totalizando 150 pessoas atendidas no primeiro e no segundo convênio, entre homens e mulheres egressos do sistema prisional. O objetivo central do trabalho é garantir a ressocialização e renda para os reeducandos que não têm oportunidades de emprego e gerar experiência profissional. O documento de aditamento foi assinado pelo vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, e os secretários municipais da SDSDH, Perpétua Dantas, e o de Administração, Henrique Oliveira, e pelo superintendente do Patronato Penitenciário de Pernambuco, Josafá Reis.

“Essa ampliação é a resposta da gestão da prefeita Raquel Lyra, que propõe inclusão social, desenvolvimento da cidadania e das aptidões e habilidades, e, principalmente a inserção dessas pessoas no mundo do trabalho”, ressaltou a secretária da SDSDH, Perpétua Dantas. “Quem vem do sistema prisional, vem com uma ‘etiqueta’ muito cruel, que é o estigma, o preconceito, e aí, enquanto poder público, estamos rompendo e vencendo esse preconceito, e mostrando a toda sociedade que ninguém é maior que seu erro”, complementou Perpétua.

“O trabalho de vocês, junto com o trabalho da prefeitura, é essencial para que a cidade receba elogios como vem recebendo, também através de prêmios, como por exemplo, pela questão ambiental com a manutenção do Rio Ipojuca que vocês nos ajudam, colaborando bastante para que seja realidade”, afirmou o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro ao dirigir a fala aos beneficiados do convênio presentes no evento. O superintendente do Patronato Penitenciário de Pernambuco, Josafá Reis, também esteve presente. Na oportunidade ele falou sobre o sucesso do convênio em Caruaru. “Para nós, é o resultado do sucesso desse programa. Vai ser o maior convênio que o patronato já assinou. Ganha a sociedade de Caruaru, o reeducando com o resgate da cidadania e a prefeitura com a integração dessas pessoas à sociedade”, citou Josafá.

Fotos: Janaína Pepeu

Um ano de funcionamento

Em março de 2018 o Município de Caruaru firmou convênio com o Patronato Penitenciário a fim de reinserir 100 reeducados do sistema prisional no mercado de trabalho, que cumprem pena no regime aberto ou livramento condicional. A princípio a seleção completou 60 prestadores para os serviços de zeladoria interno e externo nas secretarias do governo municipal. A experiência logrou êxito e o Centro de Abastecimento de Caruaru – CEACA e a Fundação de Cultura realizaram convênios próprios gerando mais de 50 vagas de empregos.

Essa prática é adotada em outras cidades como: Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Paudalho, Recife, Olinda e Caruaru. Em 2019, Caruaru alcançou o quantitativo de 100 prestadores previstos no primeiro convênio e agora ocorrerá ampliação para mais 50 vagas, somando assim 150 vagas da Prefeitura, que mais as 30 ofertadas pela Fundação de Cultura e Turismo, totalizam 180.A reincidência é realidade para muitos que saem do Sistema Prisional, porém após o convênio, Caruaru teve apenas cinco homens que voltaram ao Sistema e das 30 mulheres nenhuma voltou a delinquir, ou seja, essa prática atua diretamente na diminuição dos índices de violência nos delitos contra a vida, o patrimônio e o tráficos de drogas.