Caruaru participa de seminário internacional voltado para saúde na América Latina

Caruaru participa de seminário internacional voltado para saúde na América Latina

29 de junho de 2019 Off Por blogem

O secretário municipal de Saúde, Francisco Santos, está no Chile representando a cidade

Em meio as atividades juninas na Capital do Forró, o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos, embarcou para Santiago, no Chile, onde participou, esta semana, da Conferência Internacional do Projeto Equity – LA II com a temática voltada para a integração e atenção das redes de serviços de saúde da América Latina.

“O evento mostra o resultado de uma pesquisa financiada pela União Europeia, que se iniciou no Brasil e na Colômbia e, hoje, integrou mais seis países da América Latina. O estudo mostra a linha de cuidado para dois grupos de pacientes: de saúde mental e com diabetes e mostra o impacto da pesquisa nos oito países”, explicou o secretário de Saúde, Francisco Santos.

Caruaru faz parte da discussão, pois foi campo de estudo desde o início da pesquisa, em 2014. Ainda de acordo com o secretário, o objetivo agora é fazer com que, independente do financiamento da União Europeia, os resultados que foram encontrados possam guiar algumas ações da Secretaria Municipal de Saúde. “Um exemplo foi a articulação entre os postos de saúde no que diz respeito aos cuidados dos pacientes de saúde mental com os serviços especializados. Conseguindo, inclusive, ampliando o quadro de funcionários nossos. E também ampliando a oferta dos serviços”, disse.

O secretário de Saúde de Caruaru participou da mesa “Lições aprendidas do Equity LA II e recomendações de políticas para implementação de estratégias de integração”, juntamente com representantes do Paraguai, Chile, Colômbia, México, Uruguai e Argentina. “Ficou clara a possibilidade de institucionalizar as ações que foram melhoradas com a pesquisa, construindo isso junto com o Conselho de Saúde e os profissionais de saúde do município”, revelou o Francisco Santos, que por também ser pesquisador, tem a facilidade da aplicação de alguns resultados, induzindo a melhoria dos serviços que são prestados à população.

O Equity LA II é um projeto internacional, financiado pela União Europeia e liderado pelo Consorci de Salud y Social de Cataluña, no qual participam o Instituto de Medicina Tropical Príncipe Leopoldo (Bélgica), a Universidad Nacional de Rosario (Argentina), a Universidade de Pernambuco (etapa do estudo de linha de base – Brasil), o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Brasil), a Universidad de Chile (Chile), a Universidad del Rosario (Colombia), a Universidad Veracruzana (México) e a Universidad de la República (Uruguay).

Por Ceça Ricarte.