Alepe homenageou os 100 anos de fundação do Central de Caruaru
12 de junho de 2019O centenário do Central Sport Club foi comemorado em Sessão Solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, na noite dessa terça (11). Por iniciativa do deputado Tony Gel (MDB), a homenagem ao time caruaruense reuniu integrantes da diretoria, autoridades e torcedores no Auditório Sérgio Guerra, localizado no prédio-sede da Casa de Joaquim Nabuco. O Central foi fundado em 15 de junho de 1919 na sede da Sociedade Musical Comercial Caruaruense.
O time recebeu esse nome em homenagem à Estrada Central de Ferro de Pernambuco, ferrovia que cortava Caruaru em direção ao Sertão do Estado. Tem como símbolo uma patativa, pássaro de cores branca e preta, as mesmas do uniforme do clube.
Em 1937, o Central tornou-se o primeiro time do Interior a participar do Campeonato Pernambucano de Futebol. Já o ano de 1972 marcou a estreia dele em um campeonato nacional. Entre outras conquistas destacadas por Tony Gel, que citou como fonte a historiadora Josabel Barreto, “o Central foi vice-campeão estadual por três vezes: em 1996, 1999 e 2007; e, no Campeonato Brasileiro, marcou presença em 1979 e em 1986, transformando-se em grande divulgador do nome da nossa Caruaru”.
“É com imensa satisfação que venho à tribuna, nesta Sessão Solene, homenagear meu clube de coração. Não poderia, de forma alguma, deixar de tomar esta iniciativa, tendo em vista a importância que o ‘Patativa do Agreste’ tem para nós, os caruaruenses, sejamos de nascimento ou de coração”, frisou o parlamentar que é torcedor do Clube de Caruaru.
Representando o clube, o presidente-executivo, Clóvis de Lucena, declarou que a homenagem é muito importante para ele, que está à frente da agremiação há cerca de um ano e meio, e para a cidade de Caruaru. Lucena recebeu uma placa comemorativa da Alepe em alusão ao centenário. “Encontrei o Central numa situação muito difícil, mas estamos trabalhando muito para fazer a renovação do clube”, garantiu.
À convite de Tony Gel, o cantor Israel Filho, compositor do terceiro e último hino do time, entoou o hino junto com o Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores do Legislativo pernambucano.
Prestigiaram a solenidade a crônica esportiva caruaruense, ex-presidentes, torcedores e autoridades, entre elas o vice-prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro, os deputados José Queiroz, Erick Lessa, Sivaldo Albino e Priscila Krause.