São João de Caruaru 2019 terá Arraial do Idoso e Camarote da Acessibilidade

São João de Caruaru 2019 terá Arraial do Idoso e Camarote da Acessibilidade

29 de maio de 2019 Off Por blogem

Nos festejos juninos do São João de Caruaru 2019, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), estará atuando com diversas ações voltadas à inclusão e garantia de direitos. As pessoas com deficiência e idosos com mobilidade reduzida terão à disposição o Camarote da Acessibilidade no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga durante os dias de apresentações do palco. Para reservar uma vaga no espaço, os interessados deverão entrar em contato com o serviço, através do telefone (81) 9 8384-5652, de segunda à sexta, das 08h às 13h, ou comparecer no endereço da secretaria, que fica na Rua Armando da Fonte, nº 197, no bairro Maurício de Nassau. Para instituições e pessoas com deficiência auditiva, a reserva das vagas estão sendo feitas, de forma exclusiva, através do e-mail camarotedaacessibilidade@gmail.com. No ato da inscrição deverá ser informando o nome completo do interessado, idade, número do RG ou CPF, tipo de deficiência, município onde reside e dia que deseja participar do camarote, tanto para a pessoa com deficiência quanto para o acompanhante.

Arraial do Idoso Fotos: Renand Zovka

Nos principais polos de animação, as equipes de sensibilização e abordagem social estarão realizando a distribuição de panfletos informativos, adesivos, praguinhas, fixação de cartazes junto a comerciantes e ambulantes, com a divulgação dos canais de denúncia (Disque 100, Disque Denúncia Agreste e demais centrais de denúncias), e orientando quanto a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. As equipes compostas por servidores municipais realizarão essas ações para turistas e população em geral. Todas percorrerão locais como o Pátio de Eventos, Polo Estação Criativa (Estação Ferroviária), Monte Bom Jesus, Alto do Moura, Polo Azulão, polos rurais, assim como nas festas das comidas gigantes. As ações também contarão com identificação de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, e com distribuição de pulseiras de identificação para os pequenos, facilitando a localização em caso de perdas pelos pais. O Espaço de Proteção será mantido no Pátio de Eventos e no Alto do Moura, para onde serão levados os casos identificados, que serão posteriormente encaminhados para a rede de proteção, como CRAS ou CREAS, quando necessário.

Equipe de abordagem social
Fotos: Arnaldo Felix

A novidade deste ano será a “Casa da Cidadania”, que funcionará na Estação Ferroviária, de quarta à domingo, apresentando aos visitantes, de forma lúdica, os serviços da SDSDH, explicando como é feito o trabalho da secretaria sob o ponto de vista da assistência social e na perspectiva dos direitos humanos. E como já é tradição, a SDSDH, junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Caruaru, realizará a 20ª Edição do Arraial do Idoso, no Polo das Quadrilhas, da Estação Ferroviária, que será realizado no dia 15 de junho, a partir das 14h.