Socioeducandos da Funase participam de projeto de reflorestamento ambiental

Socioeducandos da Funase participam de projeto de reflorestamento ambiental

23 de maio de 2019 Off Por blogem

Jovens aprenderam técnicas de plantio de mudas, manuseio de sementeiras e manutenção de trilhas em parque natural

A pauta da sustentabilidade segue gerando frutos no processo de reinserção social de adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Nesta semana, a terceira turma do Projeto Semeando Vidas, composta por socioeducandos da Casa de Semiliberdade (Casem) Caruaru, no Agreste do Estado, chegou ao fim com perspectivas de parcerias para gerar emprego e renda para os participantes. Nas aulas, foram repassados conteúdos sobre a produção de mudas, o manuseio de sementeiras e a manutenção de trilhas do Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, na Serra dos Cavalos, local das aulas.

Com o fim da turma, foram certificados três jovens e uma agente socioeducativa, que também participou do curso. As aulas haviam começado em fevereiro deste ano e duraram pouco mais de três meses. A ação de encerramento foi um plantio de mudas na área externa do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que já era parceiro da Funase na inserção de socioeducandos em cursos profissionalizantes e cedeu o espaço do Campus Caruaru para algumas aulas práticas do Projeto Semeando Vidas.

“Essa ação tem se multiplicado e não há dúvidas de que está consolidada. É um projeto que trabalha a socioeducação de uma maneira ampla, proporcionando vivências diferenciadas para os adolescentes”, avaliou a coordenadora geral da Casem Caruaru, Anabel Brandão, que esteve presente na certificação juntamente com profissionais técnicos e agentes socioeducativos da unidade.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Associação Conhecer e Preservar (ACP) e com a Vara Regional da Infância e Juventude de Caruaru, por meio do juiz José Fernando Santos, que também compareceu à solenidade de encerramento. A previsão é de que a quarta turma de socioeducandos inicie as aulas em setembro. “O Semeando Vidas está proporcionando a esses jovens um caminho profissional na área de arborização urbana e rural. O próximo passo será buscar parcerias com empresas privadas para dar apoio à ação e gerar emprego e renda para os alunos que participam”, afirmou o presidente da ACP, Ademário Torres dos Santos.

Para o jovem R.A.S., de 18 anos, a oportunidade de realizar a atividade contribuiu para que ele construísse novas perspectivas. “Só tenho a agradecer por essa chance. Aprendi algumas técnicas de plantio e a cuidar do meio ambiente”, declarou.