Aumento de salário dos professores mobiliza reunião extraordinária das comissões da Câmara de Caruaru

Aumento de salário dos professores mobiliza reunião extraordinária das comissões da Câmara de Caruaru

16 de maio de 2019 Off Por blogem

Os projetos de Lei da prefeita Raquel Lyra (PL 8154/19 e o PL 8155/19) para reajustes salariais dos professores do município motivaram o Poder Legislativo de Caruaru a reunir a Comissão de Legislação e Redação de Leis e a Comissão de Educação, Cultura e Esportes, na manhã desta quinta-feira (16), para avaliar os documentos criados com o intuito de adequar os vencimentos desses profissionais ao piso nacional dos docentes.

A educadora Cida Santos, diretora executiva SINDUPROM-PE (Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino no Estado de Pernambuco), seccional Caruaru, compareceu à reunião como representante da classe dos professores. De acordo com ela, cerca de 60% dos educadores que não pertencem ao quadro efetivo de docentes recebem um salário inferior ao piso nacional.

Cida elogia a inciativa da Câmara em abrir as portas da casa para o debate: “nosso apelo foi que essa casa fizesse a intervenção para que a gente pudesse sair com esse projeto retroativo. E assim a casa o fez, o nosso ofício foi encaminhado, foi debatido aqui na comissão de educação. A casa assumiu seu papel no debate, em defesa dos professores, a gente sentiu isso nitidamente de todos os vereadores que estavam aqui empenhados para que as coisas fossem resolvidas, afirma.

De acordo com o vereador Daniel Lula Finizola (PT), que também é professor, os documentos devem seguir para apreciação do plenário ainda hoje. “As comissões avaliaram os dois projetos referentes aos professores da cidade, tanto o piso nacional dos professores, cujo aumento é de 4, 17% (que é uma lei federal), quanto o aumento que foi estabelecido para os professores contratados. Ambos receberam votos favoráveis dos membros das comissões, então é muito provável que os dois projetos entrem na pauta de hoje da sessão ordinária para que a gente tenha a aprovação desses dois projetos”, conclui o parlamentar.

Informações do Núcleo de Comunicação do Poder Legislativo/Câmara de Caruaru.

Foto: Vladimir Barreto.