Indígenas do povo “Fulni-ô” farão apresentação cultural no Parque Serra dos Cavalos

Indígenas do povo “Fulni-ô” farão apresentação cultural no Parque Serra dos Cavalos

10 de abril de 2019 Off Por blogem

Evento acontecerá no domingo (14) e terá também venda de artesanato e roda de diálogo

Os indígenas do povo “Fulni-ô”, que moram no município de Águas Belas, farão no próximo domingo (14) uma apresentação cultural com dança e música no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho – Serra dos Cavalos. Haverá ainda a comercialização de artesanato dos mesmos e uma roda de diálogo com o professor Saulo Feitosa, da UFPE.

O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural (SUDER); do Laboratório de Antropologia (LAN/CAA/UFPE) e do Projeto Cultural Indígena nas Escolas (Povo Fulni-ô).

Povo Fulni-ô
O povo Fulni-ô está localizado no município de Águas Belas, distante 273 quilômetros de Recife. Com uma população de aproximadamente 5 mil pessoas, os Fulni-ô habitam duas aldeias, a mais antiga abriga a maioria da população e fica junto à cidade de Águas Belas, que foi construída dentro da terra indígena, a segunda, Xixiakla, fica a uma distância de 3km da cidade e está formada por 15 famílias.

Anualmente, o povo Fulni-ô participa do Ouricurí, ritual sagrado que acontece entre os meses de setembro e novembro. Durante esse período, as famílias fazem uma mudança para a aldeia que recebe o mesmo nome do ritual e está destinada apenas às atividades religiosas. Único povo de Pernambuco a manter viva sua língua materna, Yathê, os Fulni-ô praticam uma comunicação bilíngue, o que favorece a transmissão da língua às novas gerações.

Embora os indígenas detenham a posse de parte de seu território tradicional, o processo de demarcação da área total não está concluído. Atualmente eles ocupam a área que lhes foi destinada pelo SPI em 1928, quando distribuiu 400 lotes de 30 ha cada entre as famílias cadastradas à época, correspondente a cerca de 30% das terras tradicionalmente ocupadas.

Prof. Dr. Saulo Feitosa
Doutor em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor do Curso de Medicina e do Curso de Licenciatura Intercultural indígena da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste. Membro do Conselho Indigenista Missionário entre 1984 e 2014, desenvolveu atividades na área de formação e assessoria às comunidades e lideranças indígenas em várias regiões do Brasil.

Programação:
9h às 12h – Comercialização de Artesanato
10h30 – Apresentação de Danças e Músicas
11h às 12h – Roda de diálogo