Socioeducandos da Casem Caruaru participam do curso de Pintor de Obras

Socioeducandos da Casem Caruaru participam do curso de Pintor de Obras

5 de abril de 2019 Off Por blogem

Quatro adolescentes da Casa de Semiliberdade (Casem) Caruaru, unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), no Agreste do Estado, estão participando da segunda turma do curso de Pintor de Obras. A formação, que tem 128 horas/aula, está sendo ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). A capacitação tem duração de dois meses e faz parte do Projeto Reconstrução de Olhares, idealizado de forma conjunta pela Casem e pela instituição de ensino.

O curso está sendo ministrado nas terças e quartas, em horário integral. Nesta semana, os jovens participaram da aula inaugural, que teve a presença da equipe técnica da Casem Caruaru, de representantes da prefeitura municipal e da diretora-geral do IFPE Caruaru, Elaine Rocha. O projeto, que, na semana passada, recebeu avaliação positiva em uma reunião entre as instituições envolvidas, já havia contemplado outros quatro socioeducandos do regime de semiliberdade. A formatura dos alunos ocorreu em 29 de março.

“Nossos adolescentes precisam de formação de qualidade, para que, quando saírem daqui, possam ter novas oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou a coordenadora geral da Casem Caruaru, Anabel Brandão, acrescentando que um agente socioeducativo está participando do curso como instrutor auxiliar. “Em nossa unidade, temos o projeto Cuidando do Cuidador, de valorização dos funcionários. Apresentamos ao IFPE, que deu espaço para que o nosso educador fosse inserido”, completou.

Além da Casem Caruaru, outra unidade – o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru – também é beneficiada por uma parceria com o IFPE. No início deste ano, por exemplo, alunos foram inseridos no curso de Pedreiro de Alvenaria. Em 2018, outros dois grupos de estudantes foram formados. “A cada nova turma, a parceria entre as instituições se estreita, consolidando o compromisso socioeducativo dos envolvidos, não apenas em Caruaru. Ainda neste mês, teremos uma turma no IFPE de Vitória de Santo Antão”, afirmou o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque.

Imagem: Divulgação/Funase