Instalada Comissão que vai avaliar situação de barragens em Pernambuco e Tony Gel faz parte do Comitê

Instalada Comissão que vai avaliar situação de barragens em Pernambuco e Tony Gel faz parte do Comitê

12 de março de 2019 Off Por blogem

Uma Comissão Especial para verificar a situação das barragens de Pernambuco foi instalada nesta segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa. O objetivo é evitar tragédias como a de Brumadinho, em Minas Gerais.

Embora o Estado não tenha barragens destinadas a rejeitos, relatório da Confederação Nacional de Municípios, divulgado em janeiro, listou mais de 50 reservatórios com risco de rompimento.

Os parlamentares pretendem levantar informações sobre as unidades pernambucanas, identificar o órgão responsável pelas manutenções de cada uma delas, além da existência ou não de planos emergenciais.

De acordo com o presidente do Colegiado, deputado Antônio Moraes, do PP, os dados devem subsidiar uma lei estadual que garanta a segurança da população. Também à frente do Colegiado, o deputado Tony Gel, do MDB, foi eleito vice-presidente, e Romero Sales Filho, do PTB, relator.

A Comissão vai se reunir nas segundas-feiras à tarde, depois do Plenário. Para a próxima semana, ficou acertada audiência com participação de representantes da Compesa, Dnocs, Crea e Apac.

A Reunião Plenária desta segunda na Assembleia Legislativa também contou com pronunciamentos sobre a segurança pública. O deputado Delegado Erick Lessa, do PP, defendeu a implantação de delegacias especializadas na repressão de roubo a bancos, carros-fortes e caixas eletrônicos no Estado.