Mestre em Gestão e Políticas Ambientais desabafa sobre os incêndios na Reserva Ecológica

9 de fevereiro de 2017 0 Por blogem
Foto: Reprodução/WhatsApp
O Parque Natural João Vasconcelos Sobrinho, em Serra dos Cavalos, tem sido incendiado por diversas vezes, e o Blog do Edvaldo Magalhães, recebeu a seguinte nota do ambientalista João Domingos:
“Meu posicionamento acerca dos recentes acontecimentos no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho  – PNMPJVS: escrevo do meu celular tentando expressar o meu profundo descontentamento e angústia. Provoco todas as pessoas em consideração para duas frases. A primeira de minha formulação: “SENDO O PNMPJVS importante para a humanidade, não deveria ser importante para Caruaru?” No movimento socioambientalista se faz necessário muito compromisso mas são desastrosas às ações de improviso. A questão ambiental no Brasil atual é de Política Pública, responsabilidade de Estado, necessária qualificação sócio-técnica, além de todas as demais demandas à administração expressas pela sociedade.
A segunda frase escutei de uma outra pessoa, que como eu atuou como Brigadista Voluntário em formação e no combate ao incêndio recente. “Por que o fogo está acontecendo aqui no Parque?”. Várias são os caminhos de respostas: a) aqui ainda tem o que queimar, floresta; b) aqui não tem dono; e, c) aqui quem deveria cuidar não está fazendo.
Fica as alternativas ou pistas à uma reflexão necessária na busca do entendimento dos Incêndios Florestais recentes na Serra dos Cavalos, na Região e, muito especialmente, no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho – PNMPJVS. 
Assinado: João Domingos Pinheiro Filho – Mestre em Gestão e Políticas Ambientais (UFPE), Pesquisador (LEAN/CAA/UFPE) e Idealizador e EX-Coordenador da Brigada Voluntária de Combate a Incêndios Florestais e no Campo.
Obs.: Fui obrigado, por força de investimentos de pressão, a deixar algumas das contribuições ao movimento socioambiental.