Comando Presente fará planejamento estratégico de segurança para 2017

12 de janeiro de 2017 0 Por blogem

O Comando Presente realiza nesta sexta-feira (13), às 8h, na sede do Sindloja Caruaru, a primeira reunião de 2017. Na oportunidade, será apresentado o planejamento estratégico de segurança que deverá ser implantado no comércio do centro da cidade e no Parque 18 de Maio, especialmente em dias de Feiras da Sulanca, durante este ano. Estarão presentes representantes dos órgãos de segurança, do poder público e das entidades e associações de classes ligadas ao comércio da cidade.

Um dos destaques da reunião será a primeira participação do novo comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Ely Jobson, que assumiu recentemente na vaga do tenente-coronel Roberto Galindo, um dos incentivadores das ações do Comando Presente.Também estarão presentes lideranças da PRF e Polícia Civil, que formam o ‘Cinturão da Segurança’.
A prefeita Raquel Lyra estará representada pelos novos secretários municipais que têm participação direta com a Feira da Sulanca, como o secretário de Serviços Públicos, Humberto Correia Lima, o secretário da Fazenda, Diogo Bezerra, o secretário de Ordem Pública, coronel Luiz Aureliano, e o diretor presidente da Destra, coronel Hermes de Melo.
O Comando Presente foi inaugurado em novembro de 2015 a partir da parceria entre entidades e associações representativas de classes, órgãos de segurança, poder público e sociedade civil, com o objetivo de colaborar com as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal no combate à criminalidade no Parque 18 de Maio e no centro da cidade, que vem afetando diretamente o desenvolvimento econômico do município. Através da instalação dos contêineres com escritórios das polícias Civil e Militar no local foi possível oferecer mais tranquilidade a compradores e vendedores em dias de Feira da Sulanca.
Em pouco mais de um ano, o Comando Presente conseguiu resultados expressivos nas áreas de mobilidade, infraestrutura, limpeza e especialmente na segurança no Parque 18 de Maio. Entre eles, reforço do efetivo de policiais; uso estratégico do helicóptero da PRF; aquisição de rádios comunicadores para as polícias; orientação junto aos proprietários de estacionamentos e vendedores ambulantes; curso de primeiros socorros contra incêndios. Na Feira da Sulanca houve sinalização, limpeza e desobstrução das vias de acesso além de sinalização e identificação de seus corredores.