Saiba como será a solenidade de posse da prefeita e dos 23 vereadores de Caruaru

30 de dezembro de 2016 0 Por blogem
Ás 16h do próximo domingo (1º), acontece a primeira sessão solene da 17ª legislatura (2017-2020), com a cerimônia de posse dos 23 vereadores de Caruaru, da prefeita Raquel Lyra e o vice Rodrigo Pinheiro (ambos do PSDB).  O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB), vai presidir a sessão, dando posse aos vereadores eleitos no pleito de 02 de outubro. Em seguida, será executado o Hino Nacional. O presidente da sessão convida, outros dois vereadores para assumirem provisoriamente a primeira e a segunda secretarias, passa a palavra ao primeiro secretário na sessão para que ele faça a verificação dos diplomas eleitorais e das declarações de bens dos vereadores eleitos. O primeiro secretário, então, convida os vereadores para ficarem de pé e faz a leitura do “Compromisso de Posse”. O segundo secretário na sessão faz a chamada conforme o Livro de Presença, por ordem alfabética, e cada um dos chamados responderá “Assim prometo”, encerrando desta maneira a cerimônia de posse dos vereadores para a 17ª legislatura. 

Será iniciada a eleição dos novos membros da Mesa Diretora. A votação será por cargos, de forma nominal (antes era pelo voto secreto), respeitando a ordem do Livro de Presença. Os nomes serão chamados em ordem alfabética pelo segundo secretário da sessão e cada vereador declinará seu voto para cada cargo, nesta sequência: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.
Contados os votos, serão conhecidos os novos membros da Comissão Executiva da Câmara para 2017 e 2018. Em caso de empate, os dois candidatos mais votados submetem-se a nova votação, sendo declarado vencedor o que tiver recebido mais votos nesta segunda votação. Se ainda assim permanecer o empate, será declarado eleito o candidato mais idoso. Se os dois candidatos tiverem a mesma idade, vence o que tiver sido mais votado no dia 02 de outubro.
Após a composição da Comissão Executiva, o novo presidente da Câmara convida a prefeita Raquel Lyra e o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro para apresentarem as suas declarações de bens e os respectivos diplomas eleitorais ao primeiro secretário e, em seguida, a prefeita e o vice-prefeito prestarão o “Compromisso de Posse”, conforme os vereadores fizeram. O presidente eleito passa a palavra para a prefeita para o seu discurso, encerrando assim a sessão solene de posse.
Tão logo tomem posse, Raquel e Rodrigo seguem para a prefeitura, onde serão recebidos, por volta das 18h30, por José Queiroz (PDT) e Jorge Gomes (PSB), atuais prefeito e vice, respectivamente, onde haverá a transmissão de cargo. No Palácio Municipal Jayme Nejaim, a prefeita fará um discurso em um palanque montado para a solenidade.