Diversas categorias protestam hoje contra a PEC 55 e fecham rodovias

25 de novembro de 2016 0 Por blogem
Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Os sindicatos realizam protestos ainda maiores nesta sexta-feira (25). Pela segunda vez, apenas este mês, o Dia Nacional de Paralisações deve interromper categorias e serviços. Piquetes também se articulam para interromper o trânsito nos principais corredores de veículos. Sob o comando da CUT e diversas centrais sindicais, a bandeira de luta permanece contra a PEC 55 (antes 241) que limita os gastos do Governo Federal nos próximos 20 anos. Se concretizada, a interrupção no transporte, incluindo ônibus e metrô, pode ser responsável pelo maior transtorno. Apesar da negativa da classe patronal, as categorias prometem braços cruzados.

Funcionários de bancos, escolas municipais e estaduais, policiais civis e trabalhadores da construção estão entre os que prometem paralisações. Na lista também estão petroleiros e servidores das universidades federais.

Entidades e movimentos sociais prometem piquetes nas portas das garagens interrompendo a saída. De acordo com o sindicato das empresas, Urbana-PE, foi solicitado reforço policial e os envolvidos serão responsabilizados. Os metroviários também seguem em estado de greve e realizam uma assembleia na noite desta quinta-feira (24).

No Recife, manifestantes bloquearam o cruzamento das Avenidas Norte e Cruz Cabugá. Eles queimaram pneus. O protesto foi iniciado por volta das 6h.

Foto: Reprodução/TV Globo
Estão sendo realizados bloqueios em rodovias, organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Nesta manhã na BR-101 Recife, Goiana, Igarassu e Escada, já na BR- 232 os bloqueios ocorrem em Moreno e Jaboatão dos Guararapes.