Operação “Polícia nas Ruas” 24h acontece nesta quarta (23)
23 de novembro de 2016
Foto ilustrativa
A Secretaria de Defesa Social (SDS) iniciou, a 0h desta quarta-feira (23), a operação “Polícia nas Ruas”. Em 24 horas, são empregados, nas cidades da Região Metropolitana do Recife e Interior, o máximo de efetivo das polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros. Para coibir todo o tipo de crime, elevando a sensação de segurança, estarão a serviço da sociedade pernambucana um reforço total de 2.457 policiais e bombeiros que atualmente realizam atividades administrativas.
Da Polícia Militar, há o reforço de 1.464 profissionais. A Diretoria Integrada Metropolitana da PM (DIM), responsável pelo policiamento na Capital e RMR (10 Áreas Integradas de Segurança), recebeu um aporte de 928 policiais oriundos de atividade meio em unidades Especializadas, do Quartel do Comando Geral, como também da Secretaria de Defesa Social. Já a Diretoria Integrada do Interior I (DInter I), que abrange as unidades operacionais do Agreste e Zona da Mata (08 Áreas Integradas), conta com o reforço de 331 policiais militares. Outros 205 militares vão reforçar o efetivo da Diretoria Integrada do Interior II (DInter II), responsável pela segurança pública de 8 Áreas Integradas no Sertão Pernambucano.
Já a Polícia Civil está empregando um reforço de 939 profissionais (168 delegados e 771 agentes e escrivães). Em sua atuação, a operativa vai ampliar a capacidade de investigar, prender em flagrante, agilizar atendimento nas delegacias e coibir crimes como homicídios, tráfico de drogas e roubos. No período de 24 hora, serão recolhidas, por meio de mandados de prisão preventiva e temporária, pessoas procuradas pela Justiça.
O Corpo de Bombeiros está colaborando, na operação, com o incremento de 49 profissionais, que atuarão na Capital e RMR. O efetivo apoiará ações da PM nas vistorias a bares, no salvamento e resgate de vítimas e na prevenção de acidentes nas praias do Recife e Olinda. A atuação também objetiva o combate às queimadas em áreas de vegetação, que representam 70% das ocorrências de incêndio nesta época do ano. Outra importante operativa da SDS, a Polícia Científica colocará mais peritos criminais a serviço do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).