Hilário Paulo abre vantagem sobre Mônica Asfora em pesquisa Datavox para Prefeitura de Brejo
29 de setembro de 2016
O candidato Hilário Paulo (PSD) aparece com uma larga vantagem sobre a segunda colocada Monica Asfora (PSDB) na corrida pelo cargo de prefeito de Brejo da Madre de Deus, foi o que apontou a pesquisa DATAVOX realizada nessa quarta-feira (29), nas Zonas Urbana e Rural do município.
A pesquisa encomendada pelo Blog Agreste Notícia foi registrada no último dia 22 no TSE – Tribunal Superior Eleitoral – sobre o número de identificação PE-02665/2016. A margem de erro do estudo é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%, o que significa que, se fossem realizadas nesse mesmo período 100 pesquisas, a possibilidade do resultado se repetir dentro da margem de erros, é em 95 delas.
Quando o Instituto perguntou ‘Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Brejo da Madre de Deus?’, sem apresentar as opções, Hilário aparece com 49,6% das intenções de votos, enquanto que, com 18,2% a menos (31,4%) a candidata Monica Asfora ocupa a segunda colocação.
O candidato Emiliano Bagaceira (PSOL) obteve 1% seguido por Dr. Geraldo Costa (PPL) que foi indicado por 0,8% e Santos de Josa (PV) por 0,2%. Os que se disseram Indecisos somam 11,4% e Branco/Nulo 5,6%.
Quando o DATAVOX fez a mesma pergunta acima citada, mas dessa vez citando os nomes dos candidatos, Hilário Paulo alcançou 18,8% de vantagem sobre a segunda colocada, já que ele obteve 50,4% das citações contra 31,6% de Monica.
Emiliano Bagaceira nesse cenário também aparece com 1%, Dr. Geraldo Costa permaneceu com 0,8% e Santos de Josa foi a 0,4% das intenções de votos. 10,2% dos entrevistaram se mostraram Indecisos e Branco/Nulo permaneceu em 5,6%.
Já quando é feito o cálculo apenas com os votos validos, retirando o percentual de Indecisos e dos que pretendem votar Branco/Nulo, o candidato do PSD tem 59,8% contra 37,5% de Asfora. Uma diferença em prol de Hilário de 22,3%.
Emiliano Bagaceira 1,2%, Dr. Geraldo 1% e Santos de Josa 0,5%.
Quando o eleitor foi perguntado, independente do voto, quem será o próximo prefeito de Brejo da Madre de Deus, 53,6% acreditam que será Hilário Paulo. 32,4% acreditam em uma eventual vitória de Monica Asfora, número que é de apenas 0,6% dos que confiam que o candidato Emiliano Bagaceira sai vitorioso em 02 de outubro.
Uma vitória de Dr. Geraldo Costa foi citada por 0,4% número que é ainda menor com relação a Santos de Josa, que conta com apenas 0,2% da confiança do eleitor.
Para aferir o nível de rejeição de cada um dos postulantes ao cargo de prefeito, o DATAVOX perguntou ao eleitor em quem ele NÃO VOTARIA de jeito nenhum.
Nesse cenário Monica lidera com 38%, seguida por Hilário que apresenta 18% de rejeição. Geraldo Costa vem logo atrás com 2,4% e Emiliano Bagaceira é rejeitado por 2,2% do eleitorado, mesmo percentual do candidato Santos de Josa.
Vale destacar que, 16,2% dos entrevistaram disseram que votariam em todos, enquanto 13,4% rejeitam todos, menos o que vota. 7,6% Não Souberam ou Preferiam não responder a pergunta.