Coletivo Mulheres do Alfenim ministra oficina de produção do doce no Festival de Inverno de Garanhuns

Coletivo Mulheres do Alfenim ministra oficina de produção do doce no Festival de Inverno de Garanhuns

29 de julho de 2023 Off Por blogem

*Coletivo Mulheres do Alfenim ministra oficina de produção do doce no Festival de Inverno de Garanhuns*

Antiguidade culinária de tradição artesanal e familiar, o doce Alfenim participou mais uma vez da programação gastronômica do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). A palestra/oficina
“Alfenim de Agrestina: Dona Menininha, Patrimônio Vivo de Pernambuco”, foi realizada no dia 27, no Centro Cultural do Sesc Garanhuns, e estreada pelo Coletivo Mulheres do Alfenim, que encabeça agora a missão de preservação do doce após a partida do Mestre Cazuza do Alfenim (Em memória).

O Festival de Inverno de Garanhuns, que este ano traz como tema “A cultura reina”, é considerado o maior festival multicultural do Brasil, e mais uma vez, abre espaço para as relíquias da comedoria popular pernambucana, como o Alfenim, um doce que representa expressão de fé, memória afetiva e remete aos tempos da cultura do açúcar em Pernambuco.

Em um auditório com crianças, jovens e adultos curiosos em conhecer sua história, as mulheres do Coletivo contaram um pouco sobre a origem, valor histórico e cultural do doce, e encantaram a todos com o processo de habilidades e delicadeza de sua fabricação, dom herdado por Dona Menininha do Alfenim, doceira agrestinense que se tornou Patrimônio Vivo de Pernambuco.

O Coletivo Mulheres do Alfenim marca um novo momento para a tradição, que tinha nas figuras de Dona Menininha e seu filho, o Mestre Cazuza, sua certeza de preservação, isso porque a doceira, no alto de quase um século de vida, não produz mais, e o seu filho, faleceu em fevereiro deste ano.

O projeto de preservação do Alfenim é formado por três doceiras, Dona Neném e Silvania, filha e nora de Dona Menininha, e Meire, de outra linhagem familiar produtora do doce na cidade.
Essas mulheres doceiras encabeçam agora a preservação desta importante tradição familiar em vias de extinção, por meio da força do empreendedorismo feminino, com o fomento e incentivo da Secretaria Municipal de Cultura.

“Agradeço a Secult-PE por nos oportunizar um espaço tão rico, como é participar do FIG, onde estamos, pela quarta vez, trazendo a nossa identidade cultural que é o Alfenim”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, Josenildo Santos.

Foto: Divulgação.

Siga o Instagram do Blog @blogdoedvaldomagalhaes

Se inscreva no canal do Blog no You Tube