
Vereador Jorge Quintino visa melhorar inclusão de pessoas com deficiência nas escolas, através de Projeto
20 de junho de 2023Solicitado na Câmara dos vereadores de Caruaru, um projeto que pretende exigir a instalação de placas com informações a respeito dos direitos das pessoas com deficiência (PCDs). O PL, do vereador Jorge Quintino (SD), visa assegurar o conhecimento dos direitos das PCDs por parte dos alunos, professores e demais funcionários e, assim, garantir o pleno desenvolvimento de uma cultura escolar inclusiva.
Segundo o texto, as placas deverão ser fixadas em locais visíveis e frequentados por todos os alunos, professores, funcionários e visitantes, contendo informações a respeito dos direitos das pessoas com deficiência, conforme previsto na Lei Brasileira de Inclusão (Lei Federal nº 13.146/2015).
Para Jorge, a proposta promete educar e promover a inclusão no ambiente escolar. “Apesar de amplamente previstos em nosso ordenamento jurídico, os direitos das PCDs seguem sendo sistematicamente violados, em parte por falta de conhecimento e conscientização da população”, defende o parlamentar. Dados recentes, mostram que a população do Nordeste aparece no topo do ranking de todas as deficiências investigadas. O IBGE diz que 21,2% da população nordestina tem deficiência visual; 5,8%, deficiência auditiva; 7,8% tem deficiência motora e 1,6% tem deficiência mental ou intelectual.
Caso o projeto seja aprovado, deverão constar nas placas informações como: é crime negar matrícula a aluno com deficiência; a escola não poderá limitar o número de alunos com deficiência por sala de aula; toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação; e em caso de comprovada necessidade a pessoa com deficiência terá direito a auxílio profissional especializado.
“Diante das reais barreiras e com o intuito de divulgar os direitos dessas pessoas, apresentamos este projeto na tentativa de promover a inclusão e transformar, de alguma forma, o contexto educacional”, esclarece o vereador responsável pelo projeto. Foto: Vladimir Barreto.
Se inscreva no canal do Blog no You Tube
Siga o Instagram do Blog @blogdoedvaldomagalhaes