Vereador Jorge Quintino, promove audiência pública sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Vereador Jorge Quintino, promove audiência pública sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

11 de abril de 2023 Off Por blogem

As melhorias para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi tema de audiência pública na manhã desta terça-feira, 11 de Abril, na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Regimentalmente reivindicada pelo Vereador Jorge Quintino, Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, o encontro foi presidido pelo Edil. Bruno Lambreta, Presidente da Casa e contou com a presença de outros vereadores. 

Na oportunidade, usaram da palavra, além dos Vereadores, a Presidenta da Associação AMA – Associação Caruaruense pelos Direitos das pessoas com TEA, Márcia Silva, o advogado e presidente da Subcomissão de defesa dos direitos dos autistas da OAB PE, Dr.Robson Menezes, o Juiz titular da Vara da infância e juventude de Caruaru, Dr.José Fernando, o coordenador do setor da pessoa com deficiência da Secretaria de Desenvolvimento social e Direitos Humanos, Marco Gervásio, a Coordenadora de educação inclusiva- representando a Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru, Maísa Alves, bem como o Secretário de Saúde, Isaac da Saúde. Bastante participativa, a audiência pública teve momento em que a palavra foi facultada aos familiares dos autistas.
Jorge Quintino, proponente do encontro, destacou a importância de um debate sobre o tema: “Há cerca de 1 ano, realizamos a Audiência Pública cujo tema foi idêntico, grandes frutos foram tomados em decorrência deste ato Público em relação as demandas dos portadores de TEA, e neste ano pretendemos os mesmos feitos com a participação intensificada da sociedade civil. Tais como: A remuneração e formação continuada do Profissional de Apoio Escolar (PAE), a Ampliação da equipe Psicossocial da SEDUC: Assistente Social, Psicólogo Psicopedagogo, a extensão das Salas de Recursos Multifuncionais – SRM, principalmente nos CMEI e a implantação do PDI – Plano de Desenvolvimento Individualizado e entre vários outros”.
Ao longo do encontro, foram várias as falas dissonantes sobre o autismo, havendo posicionamentos de cobrança e pedidos de melhorias na qualidade de vida dos autistas ao poder legislativo. O Vereador Jorge Quintino, propositor da audiência pública, vaticinou que, “Esta luta se faz necessária, pois precisamos unir esforços e estar presentes nestes espaços de debate, para podermos levar adiante todas as demandas relacionadas à saúde e inclusão. Confiamos na sensibilidade do Prefeito Rodrigo Pinheiro, na sua postura de diálogo e esperamos que tudo ocorra de forma que os autistas sejam valorizados e incluídos respeitando assim a condição fundamental para a melhoria do princípio da integração e alteridade na sociedade”. Finalizou o Vereador.

Siga o Instagram do Blog @blogdoedvaldomagalhaes

Fotos: Marcelle Santos