Pais devem redobrar cuidados com a saúde dos olhos das crianças nas férias de verão

Pais devem redobrar cuidados com a saúde dos olhos das crianças nas férias de verão

27 de janeiro de 2023 Off Por blogem

Apesar serem sempre muito esperadas pelas crianças, as férias representam um momento de redobrar os cuidados com a visão. Os pais devem ficar atentos às doenças oculares mais comuns nesse período, já que muitas vezes a criança nem se dá conta de que pode estar desenvolvendo um problema na vista.

De acordo com a oftalmologista Eveline Barros, do HOPE, hospital que integra o grupo Vision One, um dos principais cuidados com a saúde dos olhos das crianças nas férias é limitar o tempo de uso das telas. “Mesmo que a quantidade de horas seja maior que a habitual, é importante que haja um limite, pois além de piora de problemas visuais, ainda interfere em outras áreas como o sono e socialização”, afirma a especialista Eveline Barros.

Segundo a oftalmologista, cuidar da saúde dos olhos das crianças durante as férias pode ajudar no desempenho escolar. “Nas férias é muito importante fazermos uma avaliação de rotina oftalmológica. Sabemos que algumas causas de dificuldade na aprendizagem ocorrem por problemas visuais que muitas vezes não são detectados. Muitas crianças têm dificuldade de informar ou simplesmente se adaptam a uma baixa visual”, explica a oftalmopediatra Eveline Barros.

A época do ano é outro motivo para reforçar os cuidados com os olhos das crianças, já que o verão é uma das estações mais perigosas para a saúde ocular. Isso ocorre principalmente por conta da alta na temperatura, que favorece a reprodução de bactérias.

A oftalmologista Eveline Barros aponta que uma das doenças mais comuns no verão é a conjuntivite. “O verão vem sempre acompanhado de muita praia, piscina, passeios e viagens. Em crianças temos que ter um maior cuidado nas doenças infectocontagiosas com transmissão nesses lugares. São muito comuns principalmente as conjuntivites. Podendo ser as bacterianas e virais, e também as alérgicas”, alerta a oftalmopediatra.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, é fundamental que no verão os olhos fiquemlubrificados e hidratados e que nunca se olhe diretamente para o sol. O órgão ainda alerta que a água do mar ou piscina pode causar irritação edevemos evitar que os olhos tenham contato com produtos como protetor solar. A SBO também chama a atenção para o uso de óculos de sol de qualidade. “É importante lembrar que as crianças podem fazer uso de óculos de sol, contando que as lentes tenham proteção UVA-UVB contra os raios solares”, finaliza a oftalmologista Eveline Barros.

Foto: Divulgação