Famílias do MTST Caruaru são as primeiras no Brasil a receber documentação fundiária

Famílias do MTST Caruaru são as primeiras no Brasil a receber documentação fundiária

30 de setembro de 2022 Off Por blogem

Famílias do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) filiados a União Por Moradia Popular (UNMP), junto com AAST (Associação de Apoio as Famílias Sem Teto do Estado de Pernambuco) vivenciaram um histórico e pioneiro no Brasil, nessa quarta-feira (28), quando aconteceu a regularização fundiária do empreendimento Alto do Moura 1, pelo Programa FINIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social). Foram entregues aos moradores as certidões para 95 famílias deste empreendimento.

Esse empreendimento foi assinado ainda quando o presidente era Luiz Inácio Lula da Silva, pelo Fundo de Habitação de Interesse Social (FINIS), sendo este o primeiro empreendimento do Brasil, de entidades e movimento organizado a ser entregue às famílias devidamente documentadas.

O evento solene reuniu lideranças políticas e as famílias, no salão de reuniões da entidade.Esse era um terreno que pertencia a UNIÂO e foi então doado ao Movimento, sendo repassado os lotes de modo regular.

DIREITO A MORADIA DIGNA

Para homens e mulheres do MTST-PE teoria e prática andam juntas. Sendo a moradia um direito fundamental à vida, a ausência desse direito é também ameaça aos direitos humanos. O MTST-PE proporciona através da mobilização social habitações de qualidade reduzindo o déficit habitacional e formando cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, podendo desembocar em outras pautas que avance se concretizando na cidade que queremos construir.

Informações e fotos: Paulo Nailson.