Endividadas que vivem no sufoco tem uma alternativas para “sair do vermelho”

24 de agosto de 2016 0 Por blogem
Pessoas endividadas, vivendo no sufoco e buscando alternativas para “sair do vermelho” já podem contar com uma nova maneira de pedir ajuda e tentar acabar com parte dos problemas financeiros. O Núcleo Proendividados do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) tem um programa especial, que visa beneficiar pessoas que contraíram dívidas e não conseguem quitar as contas da família. Qualquer pessoa, em qualquer faixa etária, que esteja com hipossuficiência econômica ou em situação de endividamento pode ser beneficiada pelo programa do TJPE. O programa se restringe a pessoas que têm dívidas mas que não resultem em uma causa, ou seja, que tem boa índole, boa fé e estejam dispostas a pagar.
Breno Duarte, juiz coordenador do Programa Proendividados, em Recife, prestigiou a solenidade, e afirmou que “o Programa de Tratamento de Consumidores Superendividados, denominado de Proendividados, foi instituído pelo Ato nº 75 de 11 de fevereiro de 2011, e Caruaru é a primeira cidade a receber o programa no interior do estado de Pernambuco. O objetivo do Proendividados é tratar, acompanhar e resolver amigavelmente os conflitos que envolvam consumidores”.
Marupiraja Ramos Ribas, responsável por todos os acordos que serão homologados na Central de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Caruaru.

Paulo Muniz, Reitor da Asces-Unita, informou que “o serviço atenderá ao público de segunda-feira a quarta-feira, das 8h às 12h. Nas quintas-feiras, no mesmo horário, os usuários serão encaminhados para a equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, economista – especialista em planejamento financeiro –, advogado tributarista e estudantes da Asces-Unita, que farão a triagem dos devedores”.
Descerramento da placa do Projeto de Extensão Universitária Proendividados – Escritório de Práticas Jurídicas Asces-Unita

De acordo com as estatísticas de Produtividade do Proendividados, de janeiro a abril, o programa atendeu a 526 pessoas, obteve cerca de 45% de conciliações do total de audiências realizadas, resultando no valor de R$ 739.728,88 em transações.
Na manhã desta quarta-feira (24), aconteceu a solenidade de abertura do Programa Proendividados – Asces-Unita., no Fórum João Elísio Florêncio, no bairro Universitário. O funcionamento será a partir da próxima segunda-feira (29).