Indicadores das doenças respiratórias seguem em aceleração em Pernambuco

Indicadores das doenças respiratórias seguem em aceleração em Pernambuco

11 de janeiro de 2022 1 Por blogem

Apenas na primeira semana epidemiológica de 2022, foram notificados 1.419 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) em Pernambuco, significando um crescimento de 50% em uma semana e de 138% em 15 dias. Esse aumento de casos de Srag, que incluem doentes de influenza e de Covid-19, impactou diretamente nas solicitações por leitos de UTI: foram 805 pedidos nesta primeira semana epidemiológica, representando um aumento de 2% em uma semana, mas de 82% em 15 dias.

Por causa disso, dentro de um cenário de forte pressão sobre a rede de saúde, o Governo do Estado vai continuar colocando em prática o plano de contingência, com a abertura intensa de mais leitos para garantir a assistência à população. Em menos de 20 dias, já foram abertos 480 novos leitos para casos de Srag, sendo 213 de UTI. Isto corresponde a capacidade de pelo menos 2 grandes hospitais de campanha. O trabalho também continua, diuturnamente, para minimizar os impactos desta aceleração das doenças respiratórias e salvar vidas. A previsão é que nos próximos dias, pelo menos, outros 500 leitos, sendo 290 de UTI, sejam abertos.

Siga fazendo a sua parte para desacelerar a contaminação por estas doenças: use máscara, mantenha as mãos sem limpas e vacine-se.