
Para reforçar a vacinação, vans irão a municípios de Pernambuco com as menores taxas de imunização
14 de dezembro de 2021O governador Paulo Câmara lança, nesta terça-feira (14.12), às 16h, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, o Programa Vacina Mais Pernambuco. A iniciativa, realizada em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), será mais uma estratégia do Governo de Pernambuco para auxiliar os municípios na busca ativa das pessoas ainda não vacinadas, ou com atraso na segunda dose ou na dose de reforço contra a Covid-19, evitando bolsões de suscetíveis para maior risco de adoecimento pelo vírus. A ação terá foco nas cidades que possuam os menores índices de coberturas vacinais do Estado.
“A única forma de evitarmos um novo pico de contaminações, hospitalizações e mortes pela Covid-19 é vacinando nossa população. O novo coronavírus ainda é uma grave ameaça e, para vencer o vírus, precisamos avançar com a vacinação. Os dados do recrudescimento da doença na Europa nos aponta, de maneira clara, que os locais com maiores índices de vacinados estão registrando menos mortes, comprovando que as vacinas, além de seguras, salvam vidas. O cenário que temos hoje é de uma pandemia em pessoas não totalmente vacinadas. Assim, vamos ajudar os municípios nesse processo, levando equipes de vacinadores para os locais de difícil acesso, ou onde há maior resistência para a imunização. Reforço o meu apelo para que todos se engajem no processo de vacinação. As vacinas são as nossas principais aliadas na proteção da vida”, destaca o secretário André Longo.
A estratégia itinerante do Vacina Mais Pernambuco contará com equipes formadas por vacinadores e registradores equipados com tablets, que irão percorrer as cidades pernambucanas em veículos que possibilitem chegar a áreas de difícil acesso. Para elencar os municípios que vão receber os profissionais do Governo do Estado, foram feitas análises dos sistemas de informações de vacinados e também mapeados nos territórios os locais com situação epidemiológica de risco para a Covid-19, ou com maior número de indivíduos não vacinados.
Nesta quarta-feira (15/12), até o domingo (19/12), as equipes do Vacina Mais Pernambuco estarão nos municípios de Água Preta e São Benedito do Sul, na Zona da Mata Sul e pertencentes à III Geres – região com o maior número de cidades que precisam de atenção para as coberturas vacinais. As ações serão realizadas pela manhã e à tarde em dois dias e em outros dois segue também durante a noite, com foco em áreas mais distantes, como distritos e zona rural. Por dia, mais de 80 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, digitadores e motoristas, estarão participando dos trabalhos.
De acordo com os dados computados até o dia 11/12, Água Preta está com 89,2% de percentual de primeira dose e 51,9% de esquema completo; já São Benedito do Sul, 59,1% de dose 1 e 45,1% de esquema completo.
A superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo, reforça que cada atividade levará em conta as particularidades de cada município, que também estará inserido em todo o processo. “Estamos analisando, em conjunto com os gestores municipais, os índices de vacinação e as localidades com ocorrência de casos para definirmos os pontos que receberão a estratégia. Também precisamos de um olhar atento à zona rural e às áreas de difícil acesso, além de uma equipe que possa fazer o acolhimento e que incentive a população a se proteger contra a Covid-‘9”, pontua a superintendente.