Limpeza do Parque São Francisco, em Caruaru, é realizada por mãos de cumpridores de penas alternativas

Limpeza do Parque São Francisco, em Caruaru, é realizada por mãos de cumpridores de penas alternativas

28 de outubro de 2021 0 Por blogem

O Parque São Francisco, em Caruaru, é uma das 92 instituições parceiras da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), para recebimento de cumpridores. O espaço, junto a mais três áreas de lazer da cidade, são as que mais acolhem esse público, formado por pessoas que cometeram pequenos delitos e receberam a pena de prestação de serviços à comunidade.

No parque, um grupo de oito pessoas cuida da limpeza e conservação do local, recolhendo cerca de 10 sacos grandes de lixo diariamente. Durante a semana são cerca de 100 visitantes, e aos sábados e domingos 300.

“É muito importante essa parceria com instituições que tenham compromisso com o acolhimento, pois elas não só viabilizam o cumprimento da pena alternativa, mas permite que a reflexão sobre a conduta praticada desperte no cumpridor o senso de responsabilização, refletida muitas vezes no ato de solidariedade”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

O equipamento conta com pistas de cooper, playground, equipamentos para ginástica, lago e bancos naturais de algarobas, árvores tombadas por antigas cheias e ainda vivas, e muita área verde. Todos os ambientes recebem a atenção dos cumpridores, que trabalham em dias alternados.

“Tenho convivido com eles aqui no parque e acho que a pena alternativa dá uma grande chance deles voltarem a sociedade, ao invés de estarem na prisão. Eles estão sendo restituídos à sociedade”, destaca Ronaldo Lima, gestor do parque.

Fotos: Divulgação