
Terapeuta capilar explica verdades e mitos sobre os cuidados com os cabelos
6 de outubro de 2021Na hora de cuidar dos cabelos, são muitas as dúvidas das pessoas sobre o que verdadeiramente pode ou não. Profissional da beleza com dez anos de experiência, a cabeleireira e terapeuta capilar Leidiane Márcia explica que os mitos sobre o que é bom ou não para a saúde dos fios vão passando de geração em geração e a tecnologia tem auxiliado na indicação do que realmente funciona para manter os cabelos sedosos e saudáveis.
Uma das principais dúvidas é sobre a temperatura da água na hora de lavar os cabelos. “Lavar com água fria evita o ressecamento, sela as cutículas, diminui o frizz e auxilia na diminuição de processos inflamatórios”, explica.
Outro mito sempre recorrente é se lavar os cabelos com água quente pode ocasionar caspa e estimular a oleosidade. A especialista explica que sim. “Tanto pode estimular as glândulas sebáceas produzindo assim mais oleosidade, como pode trazer um ressecamento para o couro cabeludo causando uma descamação, conhecida por caspa”, orienta Leidiane.
Prender os cabelos molhados também não é indicado. “Temos uma comunidade de fungos e bactérias no nosso couro cabeludo e essa umidade junto ao calor gerado pelo ato de prender os fios pode favorecer a proliferação desordenada desses fungos e bactérias, gerando assim um desequilíbrio no couro cabeludo”, diz a terapeuta.
Sobre a queda de cabelo no pós-parto, muitos acreditam que ocorre devido à anestesia no caso de partos cesarianos, porém Leidiane explica que é uma questão relacionada aos hormônios e à alimentação da mãe. “A queda capilar pós-parto pode estar associada tanto à oscilação hormonal, quanto à deficiência de vitaminas no corpo da mamãe, como no estresse gerado em seu corpo.
Uma prática muito comum e que sempre gera dúvidas é se o óleo de coco que compramos no supermercado serve para hidratar os fios. “Não, muito pelo contrário, pois esse tipo de produto foi produzido para mucosa oral, ou seja, para a nossa ingestão e não para utilizar nos fios, já que eles trazem ressecamento para a fibra capilar”, explica.
Leidiane Márcia é cabeleireira há 10 anos, terapeuta capilar com formação avançada na área e com certificação em tratamentos pré e pós transplantes capilares pela Escola Nacional de Terapias Integrativas.