Caruaru continuará com a Câmara Regional; Pleno do TJPE rejeita desativação

Caruaru continuará com a Câmara Regional; Pleno do TJPE rejeita desativação

26 de julho de 2021 0 Por blogem

O projeto para a desativação (extinção) da Câmara Regional de Caruaru foi rejeitado por uma absoluta maioria dos desembargadores presentes à Sessão virtual do Pleno do Tribunal de Justiça, nesta segunda-feira (26).

Apenas três desembargadores seguiram o parecer da comissão que era a favor do projeto de alteração do Regimento Interno. Além da proposta supressiva, restou prejudicada uma proposta de emenda substitutiva do mais recente desembargador nomeado, Ruy Patu, que diante do resultado colhido não chegou a ser votada.

Tudo permanece como está, para efeitos práticos.

E, ao fazer o pronunciamento do resultado, o desembargador presidente falou que o sentimento é de reafirmação da descentralização da Justiça do 2⁰ Grau, que tanto aproxima a população do Poder Judiciário.

O Tribunal já chegou a prestar jurisdição em menos de vinte dias em Habeas Corpus (Desembargador Demócrito Reinaldo Filho e depois Desembargador Évio Marques), tem realizado julgamentos e atendimentos por videoconferências em função da pandemia, e entre as unidades de apoio que terão espaço com a reforma do Fórum Elísio Florêncio, há o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do 2⁰ Grau em Caruaru. O prédio do antigo Fórum de Caruaru,  vai comportar unidades de apoio, após a reforma.