Aniversário em tempos de pandemia: Caruaru comemora 164 anos

Aniversário em tempos de pandemia: Caruaru comemora 164 anos

18 de maio de 2021 0 Por blogem

Cidade que nasceu de uma fazenda herdada por três irmãos, José Rodrigues e suas irmãs, tivemos como primeira edificação coletiva a igreja de nossa senhora da Conceição, uma homenagem de José Rodrigues para a genitora dele, d Antonia Tereza, que era devota da santa, tanto que homenageou a filha mais nova com o nome de Maria da Conceição Rodrigues de Jesus. Foi no dia 5 de outubro de 1782 que aconteceu a celebração da primeira missa e benção daquela edificação. Rapidamente se tornou o espaço para as primeiras feiras, a chamada rua da frente, rua do comércio e atual 15 de novembro.
Caruaru é uma cidade que curiosamente, nasceu depois de sua feira. O tempo passou e o progresso veio a galope. Em 1848, a propriedade rural foi reconhecida como vila, em 1857 tornou-se cidade, mas a emancipação política só correu em 1893, quando o Brasil já era uma República.
A nossa base financeira é constituída por feira, comércio e indústrias, e abrimos o século XXI como polo de confecções, medicina, informática e educação.
A natureza nos brindou com a beleza panorâmica do morro do Bom Jesus, o traçado do rio Ipojuca, o verde ecológico de Serra dos Cavalos, e a vastidão do território com 920 km2.
Na literatura, a grandeza de Austregésilo de Athayde, os Condés, Álvaro Lins, entre outros.
A musicalidade de Onildo Almeida, Nelson Barbalho e Janduhy Finizola, a interpretação de Azulão e os versos de Juarez Santiago
O teatro de tanta gente de talentos, o humor de Ludugero e Otrope, aplaudidos nacionalmente. O futebol do Central e do Porto, a comunicação que nasceu em 1951 com a antiga rádio Difusora de Caruaru.
A educação em nomes como professor Luiz Pessoa, Adalberto Tabosa de Almeida, padre Zacarias, professora Sinhazinha, entre tantos
O comércio em nome de Elias de Oliveira, Manoel Cabral, Vila Nova, Alcides Farias, Luiz Lacerda
A política nacional em nomes como os ministros Alfredo Pinto e Fernando Lyra
O artesanato de Vitalino, as artes plásticas de Luiza Maciel e a religiosidade de Vigário Freire
Princesa do Agreste, Capital do Forró, terra acolhedora que tem um espaço para os que aqui nascem ou aqui chegam para empreender, contruir sonhos, fazer um Brasil melhor.
Parabéns Caruaru, 164 anos de muitas histórias e fazendo história no dia a dia.

O aniversário da cidade nesta terça-feira, ocorre em tempos de pandemia, e não haverá comemorações como o tradicional corte do bolo no centro.

Prof. José Urbano

Assim como as águas do Ipojuca cruzam os caminhos de milhares de pessoas no estado de Pernambuco, o Ipojuca também atravessou gerações e cruzou nas margens do tempo a cidade de Caruaru.

Hoje em seu aniversário Caruaru completa 164 anos, fundada as margens do rio Ipojuca se desenvolveu plenamente e assim seu povo por muitos anos desfrutou das águas do nosso rio e pode se banhar, brincar e sustentar sua família através da agricultura com seus recursos na irrigação.

Hoje não se pode mais tomar banho em suas águas devida a poluição causada pela sociedade, mas vale salientar que os agricultores ainda usam desse manancial para produzir seu sustento.

Com a esperança de dias melhores reforçamos nosso apelo cuidem do nosso rio e lutem pela sua sobrevivência, assim estaremos cuidando do nosso futuro e das próximas gerações.

Parabéns Caruaru! 💧💙