Vereador Jorge Quintino solicita que prefeitura compre alimentos da Agricultura Familiar para abastecer secretarias

Vereador Jorge Quintino solicita que prefeitura compre alimentos da Agricultura Familiar para abastecer secretarias

30 de março de 2021 0 Por blogem

O vereador Jorge Quintino, apresentou na tarde desta terça-feira (30) requerimento solicitando ao executivo que crie e envie para a Casa Legislativa, Projeto de Lei que abranja o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PMAAF. Trata-se da compra institucional de alimentos da agricultura familiar, através de chamada pública, em que, a Prefeitura determina o produto, a quantidade e o valor a ser pago, para atender as demandas das Secretária de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de nosso município.

Caruaru tem hoje inscritos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 6.131 agricultores familiares cadastrados com Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP físicas (CPF) e 14 DAP jurídicas (CNPJ). Esta Declaração de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) é o instrumento utilizado para identificar e qualificar as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA) da agricultura familiar e suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas. A DAP é a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda. Como uma identidade, o documento tem dados pessoais dos donos da terra, dados territoriais e produtivos do imóvel rural e da renda da família.

Desde 2020 a pandemia vem afetando nossos agricultores familiares que até então só fornecem a Prefeitura ao PNAE, programa do Governo Federa para a merenda escolar, com o fechamento da escolas em 2020 e até então, março de 2021, grande parte desta produção ficou sem comprador, podendo ser comercializada e substituída por uma fatia bastante relevante e que é comprada em outros municípios e até mesmo em outros estados, portanto as demandas das Secretária de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de nosso município pode ser a salvação da lavoura par nossos agricultores familiares.
“O PMAAF, conforme a proposta, tem a finalidade de garantir a aquisição direta de produtos agropecuários, in natura e beneficiados (polpa de frutas e bolos), produzidos por agricultores familiares, ou suas organizações econômicas e sociais, de Caruaru, que se enquadrem nas disposições na Lei Federal nº 11.326, de 24 de julho de 2006. O referido programa, assim, produzirá importantes efeitos na cadeia produtiva da agricultura familiar local, tais como: modernização da produção e melhoria do escoamento dos produtos da agricultura familiar; incentivo à aquisição dos produtos provenientes da agricultura familiar nas compras realizadas pela Prefeitura Municipal. E claro, o incentivo ao consumo de alimentos saudáveis, sustentáveis e que valorizem a cultura alimentar local”, finalizou o parlamentar.