
Círculo colorido ao redor do sol chama atenção em Caruaru nesta segunda (25)
25 de janeiro de 2021Na manhã desta segunda-feira (25), o cinegrafista Wellington Marques, registrou no bairro Salgado, em Caruaru, um Halo solar, que é um imenso círculo de cores, semelhante ao arco-íris, que se forma ao redor do Sol em virtude da decomposição da luz ao passar por partículas de gelo na atmosfera. Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. O fenômeno não é raro, porém, é incomum e difícil de acontecer.
O halo solar é um fenômeno óptico na atmosfera e se forma na parte mais alta da chamada troposfera em altitudes, em geral, perto de dez quilômetros. Ocorrem na presença de nuvens do tipo Cirrostratus (CS) e Cirrus (Ci) com cristais de gelo. A forma e a orientação no céu dos cristais de gelo é que vão determinar o tipo de halo observado.
A luz do sol acaba refletida e refratada ao atravessar pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris. Por isso, o halo é visto também ao redor da Lua às vezes.
O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Rodrigues, esclarece que fenômeno decorre do aumento de umidade na atmosfera, formação de cristais de gelo suspensos no ar e nuvens elevadas que “carregam as partículas úmidas, e pode ocorrer em qualquer época do ano e em todas as regiões, quando as condições de umidade e nuvens elevadas estão dadas. O halo solar tende a ocorrer, principalmente, em época de chuva porque o tipo de nuvem no qual se forma acontece mais neste período”.


Sobre o círculo é que a chuva está próximo
Agradecemos a Wellington e a TV Criativa que nos oferece importantes reportagens, Parabéns