Morre farmacêutico e ex-vereador de Caruaru Genésio Guedes

Morre farmacêutico e ex-vereador de Caruaru Genésio Guedes

16 de julho de 2020 0 Por blogem

Morreu nesta manhã desta quinta-feira (16) o farmacêutico, compositor, rotariano e ex-vereador de Caruaru, Genésio Guedes, aos 82 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Santa Efigênia, devido uma infecção urinária. Genésio Guedes foi eleito vereador em três legislaturas (1988, 1992 e 1996) e deixando um legado na música, sendo autor de mais de 200 músicas.

Era casado com Maria Bernadete de Melo Guedes, há mais de 50 anos, com quem teve os filhos João Paulo de Melo Guedes, Paulo André de Melo Guedes, Fabiana Maria de Melo Guedes e Fabíola Maria de Melo Guedes. Seu Genésio é autor de músicas belíssimas como “Trupé de Cavalo” e “Barra dos Coqueiros”. Ainda ganhou discos de ouro e platina com as composições de “Briga no Casamento” e “Vitamina D”.

Não houve velório, o corpo foi levado do Hospital Santa Efigênia direto para o Cemitério Dom Bosco, onde foi sepultado, na tarde desta quinta-feira (16).

História

Genésio Guedes Cavalcanti nasceu em Correntes, no Agreste Meridional. filho de “seu” José Guedes Cavalcanti e de “dona” Genésia Borges Guedes. Nasceu no dia 02 de outubro de 1939. Iniciou no ramo de farmácia em 1955. Está há 60 anos trabalhando na área; sendo 15, ajudando o seu tio João Borges, proprietário da Farmácia Confiança, que ficava na rua do Sertanejo e que por coincidência do destino mudou de dono, posteriormente e acabou como a primeira farmácia de sua propriedade.

Em 1970, Genésio inaugurou a  Farmácia Guedes, no edifício da Acic, também na rua do Sertanejo. Em 1980 abriu a Drogaria Avenida, na galeria do campo do Central, na Av. Agamenon Magalhães, onde hoje funciona a farmácia Frei Damião, que mudou de razão social em 85 e permanece até hoje.

Música

Seu Genésio tem mais de 280 músicas catalogadas. Ele sempre foi grato ao “mestre Jacinto Silva” que segundo ele, foi a pessoa que lhe deu uma força pra desenvolver a sua veia poética e artística. Sem ter tido acesso a uma escola de música, Genésio reconhece e agradece quando fala que “foi Jacinto, que fez tudo, no início do trabalho.

Foi jacinto que o ajudou na maneira de metrificar os versos, as rimas e as estrofes das canções. A grande maioria das músicas de seu Genésio foi gravada por forrozeiros de Caruaru e da região, entre eles estão: Azulão, Walmir Silva, Zé Nilton, Sebastião do Rojão, Toinho de Alagoas, Sandro Bécker, Israel Filho, Bau dos 08 Baixos, Joana Angélica, Jacinto Silva,  Ivan Bulhões, Trio Bandeirantes, Jorge de Altinho e Petrúcio Amorim.

Além do autêntico forró, Genésio especializou-se também na música de “duplo sentido” e para isso encontrou dois grandes parceiros: Walmir Silva aqui na região e Zé Nilton. Os dois gravaram os maiores sucessos: “Briga no Casamento” com Walmir Silva – é a música que fala “não fure,  quinho, não” e “Vitamina D” que estouraram em todo Brasil.

Nota de pesar

O Central Sport Club lamenta profundamente o falecimento aos 82 anos, do Sr. Genésio Guedes, ocorrido na manhã desta quinta-feira (16) em Caruaru.

Centralino apaixonado, Genésio Guedes também é referência para os Caruaruenses em outros setores da sociedade, atuando em três legislaturas (1988, 1992 e 1996) na Câmara de Vereadores de Caruaru, e ainda, com uma inesquecível biografia musical do nosso autêntico forró, área que compôs um número próximo de 300 músicas reverberadas mundo afora por nomes como: Petrúcio Amorim, Jorge de Altinho, Azulão, Jacinto Silva, Joana Angélica, Ivan Bulhões, entre outros artistas.

Outra marca perpetuada e estreitamente ligada ao Central de Caruaru, é o seu empreendimento. Há mais de 40 anos, a Drogaria Avenida (hoje Farmácia Frei Damião) está situada na galeria do Central.

Todos (as) que fazem a instituição Central Sport Club prestam as devidas homenagens e condolências aos familiares e amigos do eterno Centralino, o Sr. Genésio Guedes.

O Central Sport Club decreta luto oficial de três dias.

Atenciosamente: Departamento de Comunicação do Central Sport Club.

Nota de pesar do deputado estadual José Queiroz pelo falecimento de Genésio Guedes.

“O falecimento de Genésio Guedes deixa Caruaru de luto. Ele era um baluarte da avenida Agamenon Magalhães, sempre pronto a ajudar na sua farmácia e aliviar o sofrimento das pessoas. A vocação para servir o levou à Câmara de Vereadores por três mandatos e o talento para a música presenteou Caruaru com várias composições de sua autoria. Difícil imaginar a avenida sem a presença generosa de Genésio. Deixo meu abraço fraterno à esposa Bernadete, nossa grande amiga, aos filhos e a toda a família”.

NOTA DE PESAR – Mais um grande nome da nossa cidade se despediu da gente, nesta quinta-feira (16). Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-vereador e compositor Genésio Guedes, uma referência em nossa cidade. Por três mandatos ele trabalhou por Caruaru, na Câmara Municipal. Mas também foi como farmacêutico que ele ajudou muita gente no município, além de ser entusiasta da nossa cultura. Aos familiares e amigos, deixo o meu mais fraterno abraço neste momento.

NOTA DE PESAR

É com grande pesar que o Poder Legislativo de Caruaru comunica o falecimento do ex-vereador Genésio Guedes, na manhã desta quinta-feira (16). Genésio exerceu três mandatos de vereador na Casa, nos anos de 1988, 1992 e 1996. Além de deixar um grande legado como edil da cidade, também mostrava seu talento no ramo musical, com suas composições.

A Câmara Municipal de Caruaru se solidariza com os familiares e amigos. Transmitimos nossos profundos sentimentos.