
PT Caruaru emite nota contra a prefeitura de Caruaru devido interdição das barracas no Parque 18 de Maio
30 de maio de 2020 0 Por blogemNOTA DO PT CARUARU
O Partido dos Trabalhadores vem denunciar a forma absurda como a gestão da prefeita Raquel Lyra (PSDB) vem tratando os trabalhadores e trabalhadoras da cidade.
Em uma ação sem precedentes na história de Caruaru, no meio de uma pandemia, com famílias fragilizadas por já não poder comercializar diante de uma quarentena, o que se viu na manhã deste sábado (28) foi um ataque direto dos agentes do governo municipal a uma parcela de comerciantes do Parque 18 de Maio. Sem muitas explicações, adesivos foram colados nos pontos comerciais dando um aviso de que toda mercadoria deveria ser retirada e que os pontos seriam removidos em cinco dias.
Assim como no governo Bolsonaro, a gestão de Raquel Lyra se aproveita da pandemia para “passar sua boiada” por cima dos mais pobres, dos trabalhadores que tiram o sustento de seus pontos comerciais. A falta de diálogo e solidariedade num momento tão crítico vai deixando marcas gravíssimas numa gestão que tem confirmando o que o PT já vem dizendo já há algum tempo: Prefeitura que governa de costas para o povo da cidade, de costas para o povo trabalhador, que por anos têm sustentado suas famílias nesses pontos.
O PT Caruaru está ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras, e através do mandato do vereador do partido na Câmara Municipal, Daniel Finizola, vai denunciar tal abuso, exigir o diálogo da Prefeitura com os comerciantes e se colocar ao lado das pessoas nessa situação tão grave.
A prefeita deveria estar preocupada em cuidar das crianças e entregar os kits de alimentação escolar, buscar fazer testagem em massa para combater o coronavirus com eficiência, preservar a economia da cidade, e não atacar pais e mães de família.
Executiva do Partido dos Trabalhadores Caruaru
30 de Maio de 2020
A Prefeitura de Caruaru respondeu com a nota abaixo.
Neste sábado (30), foi realizada uma operação, motivada por um procedimento de investigação de denúncia feito pelo Ministério Público de Pernambuco, no Parque 18 de Maio, onde 58 barracas foram notificadas por estarem instaladas de forma irregular, às margens do Rio Ipojuca. Preocupada com a situação dos trabalhadores da área, a Prefeitura de Caruaru vai realocar todos os feirantes para lugares apropriados e seguros. *Vale ressaltar que os bancos estão em área pública de preservação, às margens do rio, com riscos estruturais.