
Idosas em Abrigo recebem auxílio de voluntário para prevenção do Covid-19
22 de abril de 2020De uma medida alternativa o trabalho se transformou em acolhimento e dedicação. Foi assim a trajetória do ex-cumpridor, Geraldo de Oliveira, no Abrigo Espírita Lar de Jesus, na Torre, onde prestou serviços a comunidade durante três meses, e agora ajuda 28 idosas com o novo ritual de higiene em tempos de Covid-19.
“Quando chego ao abrigo, tomo um banho, troco de roupas, me higienizo para poder falar com elas, que gosto como se fossem da minha família”, explica Geraldo. Ele mora só e vai todos os dias para a instituição, onde realiza atividades de serviços gerais, apoio na cozinha e ajuda no acolhimento das “vovozinhas” como ele mesmo chama as idosas.
Em tempo de Coronavírus Geraldo tem dado um apoio importante na prevenção à doença, segundo a diretora do Lar, Andréa Navarro. Ele ajuda na lavagem correta das mãos, na higienização com álcool em gel, no distanciamento entre as pessoas.
Além dele, a instituição conta com quatro prestadores de serviço e duas pessoas que cumprem medida alternativa, mas que não estão indo por conta da suspensão das atividades das Centrais de Apoio às Medidas e Penas Alternativas (Ceapa´s).
De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, “o papel das instituições é de fundamental importância no processo de ressocialização, pois viabilizam não somente o acolhimento para o cumprimento da pena alternativa, mas pode despertar o interesse para o voluntariado e assim promover, efetivamente, o resgate da cidadania, como aconteceu com Geraldo.”
