
Mau posicionamento dos dentes pode causar dores na cabeça e pescoço
18 de maio de 2019Aquela dor que vive incomodando pode estar originada onde se menos imagina: na boca
Os problemas de oclusão estão entre as queixas odontológicas mais frequentes da população brasileira. Normalmente estas alterações acontecem por causas genéticas, funcionais e até mesmo ambientais. Segundo o Dr. Rodrigo Coifman, cirurgião-dentista especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial e sócio da clínica Estética Sorriso, nos Aflitos, Zona Norte do Recife, o alinhamento dos dentes pode influenciar na postura. “Sim, o mau posicionamento dos dentes pode causar dores na cabeça e pescoço. Isto acontece porque os músculos dessas regiões são interligados e relacionados à postura e mastigação” – revela.
Ainda segundo o especialista, a má posição dos dentes, mordidas cruzadas e hábitos como ranger os dentes ou respirar pela boca podem provocar desvios na postura e alterações musculares que se não tratados podem gerar dores crônicas, além de questões estéticas, problemas na fonação, insônia, estresse, desgastes dentários e alterações na gengiva. Quanto aos problemas de respiração, bebês tendem a respirar corretamente pelo nariz, porém obstruções nasais podem induzi-lo ao hábito de respirar pela boca. “É uma situação extremamente prejudicial ao desenvolvimento da criança e corrigir precocemente é essencial”. – alerta.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO – Para prevenir estes problemas, o ideal é que a criança seja acompanhada pelo odontopediatra desde bebê, bem como receber o devido acompanhamento de outros profissionais como o pediatra, otorrinolaringologista e fonoaudiólogo. Para os casos onde os problemas dentários já estão instalados, o tratamento ortodôntico deve ser realizado com o uso de aparelhos que vão variar caso a caso, seja na fase juvenil ou na fase adulta. “Havendo hábitos ou dores crônicas, o tratamento busca devolver o corpo às condições de normalidade, corrigindo dentes, ossos, oferecendo condições ideais musculares e de mastigação. Na maioria das vezes é o ortodontista quem realiza o diagnóstico, trata, e orienta o paciente para o tratamento multidisciplinar, levando-se em consideração que a dor tem origem multifatorial e que a boca é um dos gatilhos’’ – explica Coifman.